Portugal psp retira cao agressoes

Polícia retira cão a jovem que filmou agressões em Portugal

O vídeo, filmado e publicado pelo próprio no início desta semana, mostra o jovem a insultar o cachorro, a dar-lhe palmadas fortes, a agarrá-lo com violência pelo pescoço e, por fim, a pendurá-lo do lado de fora da janela. Ontem à noite, a PSP retirou finalmente o animal ao jovem Gonçalo Carter.

O violento vídeo, onde se ouve várias vezes o animal a ganir, deu origem a uma onda de protestos. Segundo o Correio da Manhã, as autoridade (PSP e GNR) receberam mais de 1.000 denúncias. O caso chegou mesmo à imprensa estrangeira, com o Daily Star e o The Sun a divulgarem a informação. 

O jovem incorre numa pena de prisão até um ano ou numa pena de multa, uma vez que a legislação portuguesa foi alterada, em 2014, passando a criminalizar “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia”.

Ontem à noite, a TVI acabou por informar que a PSP, acompanhada de um veterinário, já se deslocou à residência retirando o animal da guarda de Gonçalo Carter.

No Facebook surgiram várias páginas a denunciar o crime. A página Anti Gonçalo Carter, em apenas dois dias, conta com mais de 15 mil seguidores. Estão também a circular três petições de protesto contra o comportamento do jovem, uma delas com mais de 120 mil assinaturas.

Gonçalo, até ontem muito ativo nas redes sociais, parece ter desativado o seu perfil do Facebook. Contudo, circulam várias cópias dos seus vídeos e ‘prints’ de publicações polémicas, como esta abaixo onde se vê Gonçalo com o cão fora da janela. Na legenda da foto, Gonçalo diz “este cão mete-me nojo, aos 10 mil likes mando-o pela janela”.

Portugal psp retira cao agressoes2

Segundo o Correio da Manhã, o jovem pediu proteção policial receando pela sua segurança, depois das ameaças que tem recebido.

Até este incidente, o nome Gonçalo Carter não seria conhecido da maior parte dos portugueses. Mas o jovem é famoso nas redes sociais, onde tem mais de 130 mil seguidores, sobretudo jovens da sua faixa etária.

Gonçalo usa (ou, pelo menos, usava) aquele espaço online para publicar vídeos, provocações e ‘posts’ polémicos. Outros vídeos publicados pelo jovem, mostram Gonçalo a pontapear um pombo morto e a tirar do aquário um pequeno peixe.

Fonte: Boas Notícias / mantida a grafia lusitana original

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.