Policiais ambientais treinam captura de cobras em Maringá, PR

Por Rosângela Gris
Policiais ambientais de Maringá participaram, na manhã desta terça-feira (4), de um treinamento de captura de répteis. As instruções técnicas e práticas foram repassadas pelo subtenente Clailton Roberto Compadre, especialista em manejo e captura de serpentes.
“É necessário explicar primeiro a parte teórica, como é o funcionamento biológico de cada animal e só depois colocar em prática o que foi repassado”, explicou, acrescentando que o objetivo é garantir a segurança do policial e o conforto do animal.
Nos primeiros seis meses de 2015, a Polícia Ambiental capturou mais de 50 cobras na região de Maringá. Entre as espécies apreendidas estão cascavéis, jararacas e corais. A maioria delas recolhida em fundo de quintais em áreas urbanas, sobretudo em terrenos sujos.
A presença dos répteis em centros urbanos se deve a expansão das cidades, falta de alimentos, crescimento populacional de determinada espécie e fuga por conta de queimadas das vegetações. De acordo com a polícia, ao se sentirem ameaçados, os animais procuram novos territórios e, não raro, entram acidentalmente nas cidades.
Caso a população encontre qualquer animal silvestre em casa ou no quintal deve acionar a Polícia Ambiental, e jamais tentar capturá-lo, tanto para preservar a incolumidade física das pessoas quanto dos animais. Os telefones de contato são (44) 3901-1936 ou 3227-4356.