Policiais ambientais treinam captura de cobras em Maringá, PR

Policiais ambientais treinam captura de cobras em Maringá, PR

Por Rosângela Gris

PR Maringa policiais cobras

Policiais ambientais de Maringá participaram, na manhã desta terça-feira (4), de um treinamento de captura de répteis. As instruções técnicas e práticas foram repassadas pelo subtenente Clailton Roberto Compadre, especialista em manejo e captura de serpentes.

“É necessário explicar primeiro a parte teórica, como é o funcionamento biológico de cada animal e só depois colocar em prática o que foi repassado”, explicou, acrescentando que o objetivo é garantir a segurança do policial e o conforto do animal.

Nos primeiros seis meses de 2015, a Polícia Ambiental capturou mais de 50 cobras na região de Maringá. Entre as espécies apreendidas estão cascavéis, jararacas e corais. A maioria delas recolhida em fundo de quintais em áreas urbanas, sobretudo em terrenos sujos.

A presença dos répteis em centros urbanos se deve a expansão das cidades, falta de alimentos, crescimento populacional de determinada espécie e fuga por conta de queimadas das vegetações. De acordo com a polícia, ao se sentirem ameaçados, os animais procuram novos territórios e, não raro, entram acidentalmente nas cidades.

Caso a população encontre qualquer animal silvestre em casa ou no quintal deve acionar a Polícia Ambiental, e jamais tentar capturá-lo, tanto para preservar a incolumidade física das pessoas quanto dos animais. Os telefones de contato são (44) 3901-1936 ou 3227-4356.

Fonte: O Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.