Pónei morre ao cair de penhasco quando fugia de pessoas que tiravam selfies

Um pónei recém-nascido caiu de um penhasco depois de ter sido “empurrado” por várias pessoas que tentavam tirar selfies (autorretratos) com o animal. O agricultor que cuida destes animais explica que é comum as pessoas aproximarem-se dos animais que habitam aquela região.
Em Gower, País de Gales, é normal avistar póneis selvagens nos topos das falésias. Apesar de não terem dono, os animais estão a cargo da família de Nicky Beynon, que conta à Sky News que o incidente aconteceu em abril, poucas horas depois de o pequeno animal ter vindo ao mundo.
“A mãe estava aflita e só havia uma maneira de fugir”
O responsável pelos póneis diz que o potro chamou à atenção e atraiu visitantes, que não perderam tempo a fotografá-lo.
“A mãe estava aflita e só havia uma maneira de fugir das pessoas que era continuar a recuar para fora do caminho. De um lado havia um penhasco e do outro lado as pessoas, então o potro caiu”, quando estava ainda a aprender a equilibrar-se e a pôr-se de pé, conta Nicky Beynon.
Acrescenta que o fatídico incidente causou um grande impacto na progenitora do potro, que “demorou uma semana a acalmar-se”. Lamenta que o pónei recém-nascido não tenha tido tempo de se estabelecer e de se ligar à mãe.
O agricultor que cuida destes animais explica ainda que é comum as pessoas aproximarem-se dos animais, mas que, no geral, são respeitosas. Contudo, aponta que há, como pode perceber-se, exceções.
“As pessoas perderam um pouco a noção em relação ao campo”
“Na minha opinião, as pessoas perderam um pouco a noção em relação ao campo no que diz respeito à forma de tratar os animais que nele habitam (…) As pessoas já não têm qualquer responsabilidade nas zonas rurais”, constata.
Nicky Beynon apela aos visitantes para que respeitem os animais que vivem naquela região e que sigam de maneira exata o código de regras da zona rural – conjunto de diretrizes que visam proteger e preservar os territórios rurais do País de Gales e de outros territórios do Reino Unido.
Fonte: SIC Notícias / mantida a grafia lusitana original