Por dentro da maior feira de troféus de caça da Europa que oferece ofertas de viagem para matança ‘fácil’ de animais

Por dentro da maior feira de troféus de caça da Europa que oferece ofertas de viagem para matança ‘fácil’ de animais
A convenção de troféus de caça Jagd & Hund em Dortmund, Alemanha, foi descrita como um “buffet de viagens de caça” ( foto: Manon Dené)

Os caçadores de troféus “vangloriam-se de como é fácil atirar em girafas” em uma “feira de flagelo de expedições de matança ilegal a preços baixos”.

A maior feira de troféus de caça da Europa, Jagd & Hund, foi acusada de glorificar a caça das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo por “emoção e o direito de se gabar”.

O evento com sede em Dortmund foi visitado secretamente pela especialista em política de vida selvagem Manon Dené, que falou para o site Metro.co.uk sobre a dura realidade da indústria controversa de jogos de caça.

Ela disse estar “horrorizada” de encontrar uma caçada de girafas protegidas na Namíbia por menos que 3,000 Euros (cerca de 15.000 reais), com um acordo especial para levar a cabeça para casa como um troféu.

As espécies protegidas são descritas como “alvos fáceis” por exibicionistas, “porque existem tantas (girafas) a vagarem perto da pousada”.

A Humane Society International enviou um perito disfarçado à maior feira de caça da Europa (foto: Manon Dené)
A convenção baseada em Dortmund vendeu animais mortos empalhados e expedições de matança (foto: Manon Dené)
O Troféu de caça está ainda extremamente popular na Europa, a despeito de uma onda crescente de crítica internacional (foto: Manon Dené)
A Jagd & Hund ofereceu viagens para matar até mesmo as espécies mais ameaçadas de extinção, tais como girafas, elefantes e zebras (foto: Manon Dené)
Expedições de caçada de urso estavam em oferta em vários países europeus, incluindo Bulgária e Croácia (foto: Manon Dené)

Ao lado do quadro de anúncios estava uma cabeça de girafa de pelúcia, que Manon soube que poderia ser dela por 2,500 Euros (12.500 reais) se ela usasse o taxidermista recomendado.

Manon disse que essa foi uma das muitas viagens chocantes que mostraram que nenhum animal em risco de extinção estava fora dos limites para caçadores, contanto que eles pudessem pagar, apesar de a legislação europeia restringir quais animais puderiam ser motos deliberadamente.

Ela disse ao site de notícias: “Na Jagd & Hund, era como uma mistura horrenda de viagens para matança de animais. Eu encontrei fornecedores de troféus de caça vendendo caçadas, mesmo das espécies mais ameaçadas como elefantes, leopardos e leões, e alguns a preços surpreendentemente baixos mesmo.

“Por cerca de 5,000 Euros, qualquer um pode se inscrever para uma caçada a girafas de três dias na Namíbia e sair com um troféu. Foi mesmo chocante ter esta conversa com eles sobre caçadas destes belos animais para divertimento.

“Este tipo de feira de troféu de caça mostra quão chocantemente fácil é para os indivíduos viajarem para quase qualquer lugar no mundo para atirar nas muitas espécies icônicas ou ameaçadas de extinção conforme sua conta bancária permitir”.

Manon disse que os caçadores de troféus se vangloriavam de como era fácil matar girafas (foto: Manon Dené)
Caçadas na Namíbia custam em torno de 2,500 libras (12.500 reais) com a oferta de trazer uma cabeça de girafa para casa como troféu (foto: Manon Dené)
A feira chamou a atenção para a legislação da União Europeia para proteger alguns animais da matança por divertimento (foto: Manon Dené)
Caçadas por ursos marrons raros na Bulgária eram algumas das mais caras, custavam cerca de 9,000 libras (45.000 reais) (foto: Manon Dené)

Manon, que trabalha com a organização global Humane Society International – HSI, disse que a feira “questionou seriamente” a capacidade da Europa e dos estados membros de aplicarem sua legislação de conservação.

As viagens para matar ursos marrons raros são promovidas por cerca de 8,500 libras (42.500 reais), sendo que os clientes podem escolher lugares ao longo da Europa, dependendo do tamanho do animal que eles queiram caçar.

Ela disse: “Ficou também claro que estes vendedores de troféus de caça têm muito pouco respeito pela legislação de proteção, já que encontrei fornecedores que vendem caçadas comerciais de ursos marrons nos estados membros da União Europeia tais como Croácia, Eslováquia, Eslovênia e Bulgária, apesar de estes animais estarem listados na EU Habitats Directive (Diretivas de Meio Ambiente da União Europeia), que proíbe todas as formas de matança deliberada”.

A Jagd & Hund abriga 180 empresas de caça em um enorme centro de conferência no oeste da Alemanha (foto: Manon Dené)
Fãs de troféus de caça dizem que ela financia a preservação, mas críticos chamam isso de um esporte sangrento (foto: Manon Dené)
Manon disse que isso glorifica a matança de animais por “direitos de se gabar” (foto: Manon Dené)
Ela descreveu o evento de seis dias como um “buffet grotesco de matança de animais” (foto: Manon Dené)

Outras viagens em oferta incluíam caçada ao papagaio-do-mar na Islândia, grandes jogos de tiros na África e safaris de perseguição nas Ilhas Maurício.

Uma tenda vendia cadeiras cobertas com pele de zebra por pouco mais de 1,000 (5.000 reais) libras, enquanto outras vendiam almofadas de pelo de raposa, cabeças de urso, chitas empalhadas e armadilhas cruéis projetadas para prender animais inocentes.

O evento de seis dias recebe 180 empresas de caça em um grande centro de conferência no oeste da Alemanha, que atrai milhares todos os anos.

Críticos descrevem o troféu de caça como um esporte sangrento, mas defensores dizem que isso ajuda a levantar dinheiro necessário para a conservação, especialmente das espécies ameaçadas de extinção.

A convenção ocorre quando o governo do Reino Unido considera proibir os troféus de caça (foto: Manon Dené)
Se aprovada, a nova legislação estaria entre as mais duras do mundo (foto: Manon Dené)
Troféu de caça é legal na maior parte dos países, mas a proibição do governo tornaria um crime trazer animais empalhados como este de volta para o Reino Unido (foto: Manon Dené)
O governo está sendo chamado a estabelecer um precedente moral ao impor a proibição (foto: Manon Dené)

O governo do Reino Unido está considerando proibir a prática de matança dos animais em risco de extinção por diversão.

A lei tornaria um crime trazer troféus de caçadas, peles exóticas e tapetes de pele de animal de volta ao país, e seria uma das “mais duras no mundo” se aprovada.

Manon disse que a legislação poderia encorajar outros países a seguir o exemplo, estabelecendo um “precedente moral” e instou os líderes a prosseguir com ela.

Troféu de caça é ainda popular na África e Europa, a despeito de uma onda crescente de críticas (foto: Manon Dené)
A Jagd & Hund atrai milhares todos os anos com ofertas de preço baixo em expedições raras e populares (foto: Manon Dené)

Por Faye Brown / Tradução de Fátima C G Maciel

Fonte: Metro


Nota do Olhar Animal: A visão especista de ambientalistas reforça o desejo dos caçadores em abater os animais mais raros. Enquanto se valorizar mais uns do que outros, todos os animais estarão em risco. Dos porcos (comidos pelos ambientalistas) às girafas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.