ReinoUnido orangotango fingindo ser fantasma

Por que esse orangotango “fingindo ser um fantasma” é tudo menos engraçado

Por Jaime Mishkin / Tradução de Ana Luiza Couto

Quando vídeos engraçadinhos chegam à Internet, sempre há a tentação de assisti-los, rir e compartilhar sem pensar duas vezes. Tomemos, como exemplo, este vídeo de um orangotango, supostamente fingindo ser um fantasma.

À primeira vista, alguém poderia pensar: “Ah! Este orangotango é igualzinho a nós, e adora nos divertir!”. Mas isso está longe de ser verdade. O orangotango deste vídeo vive no Zoológico Twycross, perto de Birmingham, no Reino Unido. Os orangotangos são nativos do Reino Unido? Claro que não. Portanto, este orangotango foi arrancado de sua família na selva, e nunca vai chegar a desfrutar dos laços familiares ou das amizades que normalmente experimentaria.

ReinoUnido orangotango fingindo ser fantasma2

Animais em cativeiro muitas vezes exibem sinais de  comportamento estereotipado, ou respostas ao confinamento induzidas pelo estresse. Esses comportamentos anormais e repetitivos − quando um animal aprisionado se movimenta de um lado para outro, ataca de forma imprevisível ou se fere deliberadamente −, quase nunca são verificados em seus semelhantes na vida selvagem. Embora esse orangotango fingindo ser um fantasma possa parecer divertido, tais ações podem muito bem ser o resultado de uma vida em cativeiro.

ReinoUnido orangotango fingindo ser fantasma3

Quer saber a verdade? Se continuarmos a tirar esses animais inteligentes e complexos de seus habitats naturais, enquanto destruirmos suas casas por causa do custo devastador do óleo de palma, esses animais magníficos não serão mesmo nada mais do que fantasmas.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.