Por que Holanda quer usar paintball contra lobos que não sentem medo de humanos

Por que Holanda quer usar paintball contra lobos que não sentem medo de humanos
Na Holanda, existem cerca de 20 lobos adultos — Foto: GETTY IMAGES/BBC

Autoridades em uma província da Holanda vão permitir que alguns lobos sejam atingidos com bolas de paintball, como parte de um plano para torná-los menos acostumados com pessoas.

As autoridades acreditam que os lobos holandeses estão perdendo o medo dos humanos — algo que pode ser perigoso no longo prazo.

A decisão do governo da província holandesa de Arnhem foi tomada depois que surgiu um vídeo nas redes sociais mostrando um lobo passeando perto de uma família no parque nacional Hoge Veluwe.

A munição de paintball foi escolhida por ajudar guardas florestais a identificar quais lobos já foram atingidos.

O plano das autoridades é que essa estratégia faça com que os lobos mantenham uma distância de pelo menos 30 metros das pessoas.

Um porta-voz da província disse ao site DutchNews que um dos lobos parecia estar em busca de pessoas.

A organização ambientalista Faunabescherming acusou os funcionários do parque de alimentar os lobos com o objetivo de deixá-los mais mansos — o que permite que eles sejam classificados como “animais problemáticos” e possam ser abatidos.

Ao DutchNews, o proprietário do parque nega a acusação, apesar de ter dito anteriormente que lobos “não têm lugar na Holanda”.

Um relatório publicado em junho afirma que há apenas cerca de 20 lobos adultos na Holanda.

A medida adotada pelo governo local não significa que qualquer pessoa com uma arma de paintball possa ir ao parque para atirar nos lobos. Apenas pessoas especialmente autorizadas poderão usar as armas contra os lobos. Ainda não foi definida uma data para implementação da medida.

Por Alex Binley

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.