Fotos: Facebook

Por que o vídeo de leão ‘obcecado’ em passar a pata em uma criança em um zoológico de beira de estrada é perigoso, não fofo

Zoológicos de beira de estrada estão criando motivos para desastres. Os animais selvagens são mantidos em compartimentos minúsculos e inadequados e, como os animais selvagens não podem ser domesticados durante suas vidas, seus instintos naturais ainda estão presentes. Isso prova ser extremamente perigoso para os animais e humanos, e muitos incidentes têm ocorrido nos quais um animal selvagem cativo ataca ou tenta escapar de sua prisão, o que normalmente resulta no animal sendo baleado e morto.

Um vídeo que ganhou atenção na internet mostra uma criancinha cara a cara com um leão adulto de um zoológico de beira de estrada chamado Tiger World. A única coisa que separa o rei da selva da criança é uma parede fina de vidro que o leão arranha com agressividade várias vezes, avança sobre ela até lambe como se estivesse se preparando para uma matança. A mãe da criança parecia estranhamente entusiasmada, e talvez até orgulhosa, do encontro de alto risco e ela disse que logo visitariam o zoológico outra vez.

O leão exibia poses de ataque e caça dirigidas à criança.

KXLY 4 News/Imagens do Facebook

O leão estava fixado na criança, arranhando com agressividade a parede fina que os separava.

O Wildcat Sanctuary compartilhou o vídeo com uma mensagem importante. Os especialistas em grandes felinos do santuário explicam que eles são capazes de quebrar compartimentos simples como o mostrado no vídeo acima, e isso já aconteceu antes. Eles também esclarecem que os leões adultos veem crianças pequenas como presas, e os instintos de caça do leão estavam, sem dúvida, em funcionamento. Eles também observam que esse local não é uma instalação certificada, o que significa que os padrões de segurança podem ser ainda menores.

Não há nada de fofo ou encantador nesse vídeo. Zoológicos de beira da estrada não têm regulamentações rígidas e as pessoas não devem confiar que compartimentos improvisados de vidro os protegerão do conflito com os animais selvagens em cativeiro, que já estão sob uma enorme quantidade de estresse por estarem presos.

Como o vídeo mostra, muitas pessoas estão simplesmente alheias aos perigos que cercam zoológicos de beira de estrada e empresas similares que exploram animais para obter lucro. Para ajudar a combater a crueldade, nunca compre ingressos para esses tipos de atrações e certifique-se de educar seus colegas sobre a crueldade e os riscos de segurança nesse tipo de zoológico.

Por Natasha Brooks / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: One Green Planet 


Nota do Olhar Animal: Com “regulamentações rígidas” ou não, sendo de “beira de estrada” ou não, zoológicos são sempre locais terríveis para os animais. O simples confinamento perpétuo já é uma imensa injustiça e lhes causa danos.