Porco-espinho é encontrado em estacionamento de supermercado, em Brasília, DF

Porco-espinho é encontrado em estacionamento de supermercado, em Brasília, DF
Porco-espinho foi resgatado em um estacionamento de supermercado, em Brasília (Foto: Polícia Ambiental/Divulgação)

Um porco-espinho, encontrado por clientes no estacionamento de um supermercado, em Brasília, foi resgatado pelo Comando de Policiamento Ambiental do Distrito Federal na noite desta sexta-feira (16). O animal foi levado de volta para o cerrado em seguida.

Em três dias, os policiais resgataram pelo menos 16 animais silvestres na área urbana de Brasília.

Serpente resgatada pelo Batalhão Ambiental no DF (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Serpente resgatada pelo Batalhão Ambiental no DF (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Na sexta, em um intervalo de duas horas, a mesma equipe da Polícia Ambiental resgatou o porco-espinho, encontrado no Setor de Indústrias, e uma jiboia que apareceu na região do Gama. A cobra, segundo a PM, media 1,3 metro. Os dois animais “aparentavam bom estado de saúde”, informaram os policiais.

De acordo com a Polícia Ambiental, na maioria das vezes “não é o animal que está invadindo as áreas urbanas, mas o homem que ocupa cada vez mais as áreas de cerrado”. No DF, com os assentamentos e condomínios irregulares, os locais que antes eram o habitat natural de tatus, preguiças, cobras, porcos-espinho e tamanduás – entre outras espécies – acabam ocupados por construções, o que reduz o espaço para as espécies nativas.

Em todo o ano passado, 2.183 bichos foram resgatados pela Polícia Ambiental e devolvidos ao habitat. Neste ano, apenas no primeiro bimestre, já foram 480 resgates. Para chamar o Batalhão Ambiental, é preciso ligar para o 190. Também é possível solicitar visita dos militares e tirar dúvidas pelo telefone 99351-5736.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.