Porto Alegre: ativistas fazem Natal vegano para moradores de rua

Porto Alegre: ativistas fazem Natal vegano para moradores de rua

RS portoalegre natalvegano1

No final da tarde de sábado, 20 de dezembro, um grupo de voluntários realizou distribuição de comida vegana para moradores de rua da Capital. O ponto de encontro foi a praça JUlio Mesquista, onde termina o aeromóvel, junto à Usina do Gasômetro, Centro Histórico de Porto Alegre. Risoto, pastel, bolo de chocolate, salada de frutas, macarrão, refrigerante, frutas, torta, pão de couve, suco verde, água gelada aromatizada e brigadeiro – tudo sem ingredientes de origem animal, nem testados em animais. Dezenas de moradores de rua, de todas as idades, tomaram parte na ação. Houve até quem se emocionasse ao ser servido, sem conter o choro.

RS portoalegre natalvegano2

Um rapaz elogiou o arroz, contou que tem família e filhos, e desabafou sobre o motivo de estar na rua – o crack. Miriam, a mais comunicativa, encantou a todos com sua simpatia e espontaneidade, e fez questão de saber como cozinhar sem ovos e outros. “Que bonito vocês terem dito que está ‘tudo limpinho’. Tem gente que doa mas não se preocupa com isso, porque é para os outros”, elogiou. Alguns estavam com cachorros, que receberam água e ração. Participaram da ação veganos, vegetarianos, protetores, ativistas independentes e de grupos como Gatos da Redenção e Vanguarda Abolicionista. A ideia agora é fazer a mesma atividade uma vez ao mês, coletando doações através das redes sociais.

RS portoalegre natalvegano3

Veja o vídeo:

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.