Portugal animais fome doencas H

Portugal: Animais a morrer à fome têm graves doenças contagiosas

Exploração agropecuária não cumpre regras há pelo menos uma década. Muitos animais já morreram à fome e outros seguem o mesmo caminho.

Portugal animais fome doencas

Os animais de um produtor de Serzedelo, na Póvoa de Lanhoso, que estão prestes a morrer à fome padecem de graves doenças contagiosas.

O Ministério da Agricultura disse ao Jornal de Notícias que “estão em causa doenças como a tuberculose, brucelose e outras afeções, algumas facilmente transmissíveis a outros animais e ao Homem”, o que constitui “um grave perigo para a saúde animal e pública”.

Em comunicado, a tutela acrescentou ainda que “há pelo menos uma década que são do seu conhecimento graves falhas da exploração nesta matéria, para a resolução das quais foram apresentadas soluções que nunca foram concretizadas”.

Admitindo que o proprietário do gado é “reiterada e longamente” incumpridor de regras, o Ministério da Agricultura adiantou que, ao longo dos anos, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a GNR instauraram dezenas de contraordenações e processos em tribunal, que o produtor tentou protelar interpondo “sucessivos recursos judiciais”.

Desta feita, e por ser “lamentável o estado de degradação em que os animais se encontram”, a DGAV “está a estudar outras formas legais de solucionar definitivamente o problema”.

Fonte: Notícias ao Minuto (Portugal) / mantida a grafia original

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.