Portugal: associações de defesa dos animais apresentam queixa contra programa de TV

Portugal: associações de defesa dos animais apresentam queixa contra programa de TV

Por Diana Casanova

PT programa 03-o-poder-do-amor-atelevisao

Foi no passado domingo que em mais uma edição de O Poder do Amor foram utilizados animais no decorrer das várias provas a que os casais foram sujeitos. Contudo, já chegaram à ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) várias queixas contra o formato apresentadas por associações de defesa dos animais.

A Associação Vida Animal (AVA) foi uma delas, que aponta o «arremesso de galinhas» como o fator que despoletou estas queixas, refere o Correio da Manhã. Também a Associação Animal se junta a esta onda de indignação para com o formato da SIC e revela as suas intenções: «vamos tentar retirar os patrocinadores do programa, como fizemos com Quinta das Celebridades e Circo das Celebridades». Rita Silva, que fala em nome da associação, relembra mesmo que «no caso do Circo, este ficou mesmo sem patrocínios, passou para as duas da manhã, até que acabou».

Jorge Ribeiro da AVA refere que no formato conduzido por Bárbara Guimarães «há um claro apelo à violência», e «a SIC, como canal de grande audiência, deve incentivar o bem-estar animal e não o faz. Promove um espetáculo de violência contra os animais». Tanto uma como outra associação dizem não entender o conceito «em que uma prova de amor é atirar galinhas pelo ar».

Fonte: A Televisão (Portugal) / mantida a grafia original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.