Portugal: Bombeiros de Aljezur já resgataram 5 animais

Portugal: Bombeiros de Aljezur já resgataram 5 animais
Um dos cães, de grande porte, foi resgatado depois de ter caído num canal de rega na zona do Brejo Fundo, no Rogil

Dois cães foram resgatados esta semana pelos Bombeiros Voluntários de Aljezur (BVA). Um dos animais caiu num canal de rega e outro encontrava-se retido numa falésia, em perigo de cair.

Segundo o CM apurou, com estes dois resgates são já cinco os animais que os soldados da paz aljezurenses salvaram desde o início do ano.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Faro, o último cão a ser resgatado pelos BVA encontrava-se em dificuldades, numa ribanceira, numa falésia situada junto à praia da Arrifana, de onde o animal não conseguia sair pelos próprios meios. O resgate ocorreu no sábado à tarde, tendo-se deslocado para o local quatro operacionais, apoiados por uma viatura. O alerta foi dado pelas 16h50, tendo o animal sido colocado em segurança. Na manhã da passada quinta-feira, outro cão, este de grande porte, foi salvo pelos BVA – cinco operacionais da equipa de intervenção permanente e uma viatura – após ter caído a um canal de rega na zona do Brejo Fundo, no Rogil. “Quando os meios chegaram ao local, depararam-se com o animal a nadar, no canal de rega, de onde não conseguia sair”, referiu ao CM o comandante dos bombeiros, Mário Costa. O cão estava desaparecido desde quarta-feira, altura em que terá caído no canal. Os BVA salvaram ainda, desde o início do ano, dois gatos que estavam em cima de árvores (um deles em Vale da Telha).

Um papagaio que também tinha fugido para uma árvore foi igualmente resgatado. No ano passado, os BVA efetuaram cerca de uma dezena de resgates de animais.

Por Ana Palma 

Fonte: Correio da Manhã / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.