Portugal: Câmara proibiu tourada mas está a ser montada uma arena, denuncia Bloco

Portugal: Câmara proibiu tourada mas está a ser montada uma arena, denuncia Bloco
Foto: Istock

O Bloco de Esquerda vai pedir “explicações urgentes” a Santa Maria da Feira.

Isto porque, segundo denuncia o partido de Catarina Martins, a Câmara terá proibido a realização de uma tourada, mas a empresa privada responsável pela organização está a montar uma arena.

Segundo um comunicado enviado às redações, o evento estava previsto para o dia 1 de maio e foi anunciado nas redes sociais e sites ligados à tauromaquia.

Após o Bloco se ter manifestado contra a tourada, por considerar que “é um evento bárbaro e vergonhoso, baseado na tortura de animais, e que incita ao ódio e à violência”, a Câmara Municipal manifestou-se publicamente para afirmar que não tinha licenciado o evento.

O presidente da Câmara terá dito mesmo que “não autorizou nem autorizará quaisquer touradas no território”.

Contudo, denuncia o Bloco, está neste momento a ser montada a praça de touros na via estruturante Lourosa/Lamas e o evento continua a ser publicitado.

Caso a Câmara Municipal não ordene a desmontagem da arena e permita a realização do evento, o Bloco de Esquerda diz desde já que “apelará à mobilização de toda a população para uma manifestação anti-tourada no dia 1 de maio”.

Por Carolina Rico 

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.