Portugal: Cerveira lança esterilização para travar abandono

Portugal: Cerveira lança esterilização para travar abandono
Foto: Ana Marques Pinheiro

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira quer pôr em prática um regime especial de esterilização gratuita de animais. O objetivo, refere a autarquia, é travar o abandono  e a prevalência de animais errantes.

De acordo com nota enviada aos órgãos de comunicação social, a medida visa travar o problema do abandono animal e controlar o número de animais vadios e errantes na via pública.

Segundo Fernando Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Cerveira, o combate ao abandono animal tem de ser realizado através de parcerias institucionais, mas também pela consciencialização das pessoas, pois «ser amigo dos animais é tratá-los bem, cuidar da sua saúde e bem-estar, e protegê-los de forma responsável».

A proposta foi aprovada em reunião de câmara de 25 de janeiro. Agora vai ser colocada em discussão pública para depois ser submetida à apreciação pela Assembleia Municipal.

O regime é aplicável aos animais de companhia, cães e gatos, mediante alguns requisitos, entre eles que sejam pertença de um agregado familiar com carências económicas e/ou animais resgatados das ruas por populares ou por associações zoófilas legalmente constituídas.

Para além destes critérios, os animais sujeitos a este regulamento devem ainda cumprir algumas obrigações legais descritas no documento.

Diário do Minho / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.