Portugal: Defensores dos animais manifestam-se este domingo em Viana contra realização de tourada

Portugal: Defensores dos animais manifestam-se este domingo em Viana contra realização de tourada

PT viana protestoanimal

“Infelizmente “havemos de ir a Viana”. Os aficionados das touradas ganharam a acção judicial. Por favor não falte a esta acção”. É este o apelo que a associação Animal está a lançar na página oficial que tem no Facebook, como forma de protesto contra a tourada marcada para as 17 horas, em Darque, no próximo domingo. Também um grupo de ativistas local se está a preparar para um protesto pacífico, para este domingo. A marcação dos dois protestos surge depois de ter sido revelado que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) deu razão ao movimento pró-tourada “Vianenses pela Liberdade”, possibilitando a montagem de uma arena para a corrida de 7 de setembro, depois de a autarquia ter rejeitado pela terceira vez o pedido de licenciamento.

Segundo o anúncio publicado no Facebook, a Animal está a convocar ativistas antitouradas para uma ação de sensibilização e vigília para este domingo, a partir das 18:00, em frente à estação de caminho-de-ferro da cidade. No apelo lançado, a Animal pede aos manifestantes que enverguem roupa preta, para “simbolizar pesar pelo facto de se realizar mais uma tourada naquela que foi declarada a primeira cidade antitouradas em Portugal”.

Também um grupo de defensores dos animais local anunciou uma concentração pacífica para domingo, às 16:00, mas desta vez próximo do local onde está prevista a realização de uma corrida de touros, num terreno privado em Darque.

Recorde-se que a tourada está marcada para domingo, 7 de setembro, às 17 horas, e é promovida pelo Movimento “Vianenses pela Liberdade”.

Fonte: Rádio Geice FM (Portugal) / mantida a grafia original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.