Portugal: Madeira registrou 15 crimes de maus tratos a animais nos últimos dois anos

Portugal: Madeira registrou 15 crimes de maus tratos a animais nos últimos dois anos

A GNR apresentou os dados relativos aos crimes de maus tratos a animais de companhia nos últimos dois anos. Nesse período, indica a informação, foram registados 15 crimes na Madeira relativos a maus tratos e outros cinco por abandono.

Ainda nos números relativos à Região, nos últimos dois anos foram apresentadas 227 denúncias e registadas 388 contraordenações.

No âmbito da fiscalização de maus tratos a animais de companhia, enquadrada pela Lei n.º 69/2014, em aplicação desde Outubro de 2014, o dispositivo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), registou, no período de dois anos, desde a entrada em vigor do referido diploma e até 30 de setembro deste ano, os seguintes dados, conforme indica através de comunicado: 7 264 denúncias (média de 302/mês, cerca de 10/dia); 9 820 autos de contraordenação (média de 409/mês, cerca de 14/dia), levantados maioritariamente por falta de chip de identificação, vacinação e/ou condições higieno-sanitárias; 822 crimes (média de cerca de 34/mês).

A GNR tem disponível 24 horas/dia, e com cobertura de todo o território nacional (continente e regiões autónomas), a linha “SOS Ambiente e Território”, através do número azul 808 200 520 ou através do email sepna@gnr.pt, onde os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e/ou Animal.

Mantida a grafia lusitana original.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.