Portugal: Município de Braga alarga Centro de Recolha de Animais e introduz esterilização

Portugal: Município de Braga alarga Centro de Recolha de Animais e introduz esterilização

O Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Braga foi alvo de uma intervenção, no valor global de 50 mil euros, que teve por objetivos dotar o espaço de maior número de boxes para acolher cães e gatos e criar condições para se proceder à esterilização dos animais errantes. Atualmente o espaço tem disponíveis 27 boxes para gatos e 32 boxes para cães – anteriormente o número era de 10 e 25, respetivamente – e salas de esterilização e recobro devidamente equipadas.

“Recebemos um canil com boas infra-estruturas mas que não estava, em termos de boxes, adaptado às necessidades de Braga. Conseguimos alargar essa capacidade e terminar assim com situações de abate. Investimos igualmente na esterilização animal, o que coloca Braga no número restrito de concelhos que dispõe desse serviço que irá contribuir para atingir uma situação de controlo relativamente ao número de animais errantes do concelho”, disse Rui Morais, administrador da AGERE, durante uma visita ao Canil / Gatil Municipal.

Por seu turno, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu é essencial dispor de um equipamento em boas condições que permita o acolhimento dos animais errantes, minimizando os riscos para a saúde pública e para os próprios animais. “Quando confrontados com a necessidade de recolher animais, é importante pensar no passe seguinte, que passa por desenvolver campanhas para promover a sua adoção responsável. Isso é algo que temos feito em parceria com as associações de defesa dos animais com quem estamos em permanente ligação e que têm papel fundamental na sensibilização da população para a possível adoção. Trabalhamos para ter o mínimo de animais sem proprietários nas ruas e no Centro de Recolha”, disse, apelando ainda aos cidadãos para não abandonarem os seus animais de estimação, um fenómeno que tende a aumentar no período de férias de Verão.

Quem pretender adotar um animal de estimação pode fazê-lo contactando o Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Braga através do seguinte número: 808 205 000 ou 253 205 091.

Portugal Braga alarga centro animais2

Portugal Braga alarga centro animais3

Portugal Braga alarga centro animais4

Fonte: Braga TV / mantida a grafia lusitana original

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.