Portugal: processo de animais carbonizados em Santo Tirso é arquivado pelo Ministério Público

O grande incêndio de Sobrado, concelho de Valongo, que rapidamente se alastrou aos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira, deixou mais de 70 cães e gatos mortos em 2020. Os animais eram residentes em dois abrigos ilegais, consumidos pela chamas. Agora, dois anos depois, o número de vítimas subiu para mais de 100 e nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o processo terá sido arquivado pelo Ministério Público.
A notícia foi avançada pela porta-voz do partido Pessoas–Animais–Natureza (PAN), Inês de Sousa Real, nas redes sociais. A deputada disse que o partido foi notificado quinta-feira à tarde sobre o arquivamento do inquérito no âmbito da queixa-crime que apresentaram na sequência dos fogos.
“Para além da omissão de auxílio, aqueles animais foram também, durante anos, vítimas de condições de alojamento que lesavam o seu bem-estar, tudo isso foi levado ao processo e desconsiderado no processo”, escreveu a deputada. “Mas não ficaremos por aqui. Tudo faremos para que ocorra a reabertura do processo. Tudo faremos para que a lei mude e que entidades coletivas e a negligência passem a ser punidas”.
O processo-crime reunia várias queixas sobre o incêndio e tinha como alvo Alberto Costa, o presidente da Câmara de Santo Tirso, elementos da GNR local, Proteção Civil de Santo Tirso, Jorge Salústio, o ex-veterinário municipal e as proprietárias do Cantinho das Quatro Patas e Abrigo de Paredes, os dois abrigos ilegais. Em julho deste ano, o PAN organizou uma vigília em frente ao Tribunal Judicial da cidade.
Além das vítimas mortais, os animais que sobreviveram e tiveram a sorte de serem adotados, ainda hoje vivem com sequelas que parecem irreversíveis. É o caso de Simão, o cão adotado por Helena Figueiredo e que teve de “reaprender a ser cão”.
Que revolta! Não podemos permitir que os animais fiquem sem justiça!
O @pan foi agora notificado, na qualidade de denunciante, do arquivamento do inquérito no âmbito da queixa-crime que apresentámos por causa do incêndio em santo Tirso, que matou mais de 70 animais. pic.twitter.com/cxMmXCSshL— Inês de Sousa Real (@lnes_Sousa_Real) December 29, 2022
Percorra a galeria para ver algumas fotos dos animais resgatados da Agrela e dos protestos a exigirem justiça por eles.
Por Izabelli Pincelli
Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original