Portugueses juntam-se contra evento tauromáquico em Espanha

Portugueses juntam-se contra evento tauromáquico em Espanha

Portugal Espanha evento

A associação portuguesa ANIMAL, juntou-se à plataforma espanhola La Tortura no es Cultura e à Rede Internacional Anti-Tauromaquia para promover um festival contra o ‘Toro de la Veja’.

Segundo o Notícias ao Minuto, este é um evento taurino medieval que a associação espanhola quer eliminar, substituindo-o por um evento musical de forma a acabar com os maus-tratos aos animais.

‘#RockinVega’ é o nome do evento no qual já estão confirmados o nome de vários artistas portugueses, tais como: The Legendary Tigerman, Dead Combo, Frankie Chavez, Sam Alone, Prana, The Fellow Man, Fast Eddie Nelson, Bizarra Locomotiva, NTS, o DJ Nuno Calado. Embora todo o projeto esteja já planeado, terá ainda de ser enviado para os agentes da cidade de Tordesilhas para aprovação. Também Agir, Nuno Markl, João Manzarra, Diogo Faro, Guilherme Fonseca, Mafalda Luís de Castro, Joana Castro, Pedro Caeiro, Sandra Baptista, Mitó Mendes, entre outras figuras portuguesas tornaram já público o seu apoio a este grande projeto.

“O que os artistas de #RockinVega estão a fazer é estender a mão às gentes de Tordesilhas, em representação da maioria dos cidadãos. O que estes artistas oferecem é uma solução inovadora para reconciliar Tordesilhas com o mundo e vice-versa. Se os Tordesilhanos aceitarem estas propostas, converter-se-ão numa referência de mudança cultural, que deixa para trás os maus tratos a animais para substituí-los por música, teatro e desporto”, afirma, em comunicado, Marta Esteban, Presidente da Plataforma La Tortura no es Cultura.

Uma das razões dadas pelos governantes locais para defenderem esta tradição é a receita que esta traz. Embora não se possa rebater este detalhe, pode-se, sim, procurar alternativas que abonem tanto ou mais a favor da economia de Tordesilhas, refere a organização na mesma nota de imprensa.

Fonte: Revista Port

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.