Precedente na África do Sul: caçadores de rinocerontes sentenciados a 25 anos de prisão

Precedente na África do Sul: caçadores de rinocerontes sentenciados a 25 anos de prisão
Os acusados escutam sua sentença. (Imagem: Ben Wallace/Facebook)

Trata-se de uma condenação histórica em um país com uma vasta diversidade de animais selvagens extremamente atrativos para o mercado negro.

Depois de uma espera espantosamente longa, fez-se justiça aos conservacionistas e amantes dos animais: uma conhecida quadrilha de caçadores furtivos na África do Sul recebeu recentemente uma série de fortes condenações, que concluíram um caso judicial que se prolongou durante quase três anos.

Três homens da chamada “Quadrilha Ndlovu” foram sentenciados a um total de 500 anos de prisão por mais de 55 casos de caça furtiva de rinocerontes durante quatro anos, de acordo com um comunicado de imprensa do Serviço de Polícia da África do Sul. Cada um deles cumprirá um total de 25 anos de condenação efetiva.

A polícia sul-africana prendeu os homens em 2016 como parte de uma campanha para combater a caça furtiva na zona de Eastern Cape conhecida como Operação Luna Llena.

Os suspeitos (Forget Ndlovu, 43 anos, Jabulani Ndlovu, 41 anos e Sikhumbuzo Ndlovu, 40 anos) estavam vinculados a pelos menos dez incidentes de caça furtiva de rinocerontes, incluindo um na Reserva de Caça Privada de Buckland, onde um rinoceronte foi assassinado e seu cadáver foi descartado. Durante a prisão, a polícia recuperou uma grande quantidade de provas, incluindo um chifre de rinoceronte recém-extraído, avaliado em aproximadamente R$ 334.000, medicamentos veterinários utilizados para tranquilizar os animais, uma pistola de dardos e dardos que coincidiam com os encontrados em outras cenas do crime. Além disso, encontraram um fuzil ilegal, serras e facas.

Conhecidos em toda África do Sul

O grupo era conhecido por se fazer passar por hóspedes em hotéis e refúgios turísticos, e são os únicos caçadores ilegais na África do Sul que se sabe que utilizaram medicamentos veterinários para matar rinocerontes nos últimos anos.

O veterinário de vida silvestre, William Fowlds, que realizou a maioria das autópsias nos rinocerontes mortos, descreveu o resultado do julgamento como “um momento incrível para esta comunidade de rinocerontes e pessoas de todo o país”.

Os oficiais da polícia também se alegraram com a sentença.

Os esforços contra a caça furtiva parecem estar dando seus frutos, já que os números de caça furtiva de rinocerontes vêm diminuindo a cada ano desde 2016. Entretanto, o país ainda se encontra em crise, o que significa que ao menos dois rinocerontes são assassinados por dia.

(Atenção: Imagens fortes. Recomenda-se discrição)

https://www.facebook.com/benswildlifephotographs/videos/2359753597591727/

Tradução de Alice Wehrle Gomide
 
Fonte: La Red 21

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.