Prefeita de Guarujá (SP) recusa R$ 100 mil para o CCZ

No dia 27 de janeiro o deputado federal Ricardo Izar Jr. anunciou a liberação de uma verba de R$ 100 mil para reformar a ampliar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. O anúncio foi feito em encontro de entidades e protetores dos animais com Izar, que também é presidente da Frente Parlamentar de Defesa Animal, e com o presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB de Guarujá, o advogado Airton Sinto.

A reunião foi realizada a convite do Comitê de Proteção e Bem-estar Animal e Ambiental de Guarujá e estiveram presentes alguns representantes de entidades, como a UIPA-Guarujá, além de diversos protetores de animais e parlamentares. Na ocasião, houve algumas tentativas de ligar para a prefeita Maria Antonieta a fim de fazer a oferta e acertar um acordo, mas todas sem sucesso.

Algumas semanas depois, a prefeita de Guarujá recusou-se a receber o valor sob argumentos envolvendo a burocracia pública. A situação do canil municipal é precária. Os canis coletivos já não têm portas, sem espaço delimitado, portanto, para cães agressivos ou mordedores. As tubulações estão entupidas, entre outras dezenas de problemas. O CCZ já foi denunciado para o Ministério Público em 2010, mas as autoridades ainda não tomaram nenhuma providência.

Fonte: 6 Patas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.