São 200 vagas para cachorros e gatos (Foto: Pixabay)

Prefeitura abre 200 vagas para castração gratuita de animais em Ribeirão Preto, SP

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto abrirá 200 vagas para castração gratuita de gatos e cachorros, destinadas à população de baixa renda, a partir desta segunda-feira (3).

Para fazer o pré-cadastro, é necessário ir até a Coordenadoria, localizada na avenida Eduardo Andreia Matarazzo, 4255, a partir das 8h e levar os documentos pessoais, comprovante de endereço, cartão Bolsa Família e cartão Loas (Benefício de Prestação Continuada).

De acordo com o veterinário da Coordenadoria, Gustavo Cunha Almeida Silva, o animal precisa ficar de jejum durante 12 horas antes da cirurgia, que dura em média de 10 a 20 minutos. Além disso, as famílias são orientadas a fazer um hemograma – exame de sangue, no bicho de estimação, também antes da castração. “É uma cirurgia de rotina, mas tem riscos como todas as outras, por isso orientamos o hemograma”, afirmou. Pós-cirurgia. Após a cirurgia, que ocorrerá na própria Coordenadoria, as famílias poderão buscar os animais a partir das 13h, mas segundo o veterinário, é importante se atentar as orientações pós-cirúrgicas. Dentre as orientações, o animal precisa utilizar um colar elisabetano ou uma roupa cirúrgica. É necessário que o curativo seja feito duas vezes no dia, além de administrar remédios para a dor do cachorro ou gato. As fêmeas devem voltar a CBEA após dez dias, para retirar os pontos, de acordo com o veterinário. A castração, feita a partir dos quatro meses dos animais, pode ajudar no controle populacional dos bichos, além de tumores no útero, na mama que podem levar o animal a óbito e gravidez psicológica da fêmea.

Fonte: A Cidade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.