Prefeitura alerta que é proibido soltar fogos de artifício com estouro em Cuiabá, MT

Prefeitura alerta que é proibido soltar fogos de artifício com estouro em Cuiabá, MT
Prefeitura proíbe soltura de fogos de artifício (Reprodução)

Desde o ano passado, é proibido soltar fogos de artifícios com estampido ou estouro em Cuiabá. A Lei 6.644A, sancionada em fevereiro de 2021, apresenta como alternativa para promoção dos belos espetáculos, a substituição de objetos sonoros por aqueles que apresentam somente os efeitos visuais. Em casos de descumprimentos, os infratores estão sujeitos a multa.

Nesta semana, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) lançou a campanha ‘Eu Respeito e Protejo o Meu Amigo Pet’, com intuito de politizar a conscientização coletiva pertinente à causa. A titular da pasta, a médica veterinária e zootecnista, Andrea de Mello, chama a atenção também para outro fator importante, crescente nesta época do ano, o abandono de animais, tendo em vista, o período de férias.

“A soltura de fogos prejudica muito os animais, pois muitos acabam ficando assustados com os estrondos, outros possuem a audição sensível, causando desconfortos enormes, que exigem tratamentos longos até para que sejam restabelecidos. Como se não bastasse, muitos donos acabam se ausentando de suas residências em decorrência de viagens e abandonam os indefesos pelas ruas da cidade. Pedimos encarecidamente para que não desenvolvam esse tipo de atitude, pois são nestes momentos em que devolvemos a eles, toda a lealdade e carinho que nos dão durante sua existência”, enfatizou.

Para os atendimentos relacionados a Poluição Sonora a Secretaria de Ordem Pública (SORP) e Defesa Civil disponibiliza o Disque-Silêncio, que funciona nos telefones (65) 3616 9614 e 99341-3000, de quinta-feira a domingo, a partir das 22 horas até as 3 horas. Já a DBEA, no expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 14h às 18h, pelo aplicativo de troca de mensagens – WhatsApp: (65) 99207-4318.

Fonte: Primeira Página

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.