Prefeitura apreende cavalo vítima de maus-tratos e que sofria sob alta temperatura em Novo Hamburgo, RS

Prefeitura apreende cavalo vítima de maus-tratos e que sofria sob alta temperatura em Novo Hamburgo, RS
Cavalo estava sofrendo maus tratos e levando uma carga excessiva na Rua Bento Gonçalves. Fotos Semam/DivulgaçãoCavalo estava sofrendo maus tratos e levando uma carga excessiva na Rua Bento Gonçalves (Fotos: Semam/Divulgação)

Não são apenas homens e mulheres que está sofrendo com o calorão desta semana pós-Natal em Novo Hamburgo. A sensação termina ultrapassa os 40 graus e isso tem “judiado” muita gente. E também os animais! Na tarde de segunda-feira, 26 de dezembro, o Centro de Proteção aos Animais (Cempra), apreendeu um cavalo que estava sofrendo maus tratos e levando uma carga excessiva na rua Bento Gonçalves.

A ação contou com a ajuda da Guarda Municipal, e foi uma solicitação via denúncia. De acordo com o Diretor de Proteção Ambiental (DPA), Volnei Campagnoni, após avaliação da equipe do Cempra, foi constatado que o animal estava em situação de sofrência. “Ele foi encontrado com dificuldades de respirar e estava trafegando em um horário inadequado, já que estava muito quente naquele momento. Vamos tratá-lo e após isso o manteremos no Parcão, até que alguém queira adotá-lo”, explicou o diretor.

Caso alguém queira dar um novo lar para o cavalo apreendido, basta se deslocar até o Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, que está localizado na Rua Barão de Santo Ângelo, s/n, Hamburgo Velho. O Cempra e o DPA são de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Este tema deverá ter ainda mais evidenciado em 2017. Neste ano, o vereador Fufa Azevedo (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 122/2015, que institui a redução gradativa dos veículos com tração animal e dispõe sobre o bem-estar de animais de grande porte. Após rodadas de negociações com carroceiros, foi apresentado um Substitutivo, sendo que na sessão do dia 12 de dezembro foi aprovado Pedido de Vistas. Isso significa que na retomada dos trabalhos da Câmara de Vereadores este assunto retornará à pauta. Além disso, o futuro secretário municipal do Meio Ambiente, Udo Sarlet, é bastante ligado ao setor de proteção animal e certamente estará envolvido nestas questões.

rs_novo_hamburgo_prefeitura_apreende_cavalo_vitima_maus_tratos_3 rs_novo_hamburgo_prefeitura_apreende_cavalo_vitima_maus_tratos_2

Fonte: Martin Behrend

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.