Prefeitura autua tutor de cavalo por transporte irregular de carga em Suzano, SP

A Prefeitura de Suzano, por meio do Departamento de Fiscalização de Posturas, interrompeu um transporte irregular com cavalo, a partir de uma denúncia feita pelo vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG. O caso foi registrado na última sexta-feira (13/01), quando um carroceiro foi flagrado na rua Armando Sales de Oliveira se aproveitando do animal para carregar uma tonelada de resíduos de construção civil. Na ocasião, o indivíduo foi autuado.
De acordo com o vereador Marcel da ONG, assim que flagrou a prática irregular, sua equipe entrou em contato com o Departamento de Fiscalização e Posturas, que, imediatamente, foi ao local realizar a autuação. “O carroceiro foi avistado transitando pela via e o cavalo com a pata dobrada, devido ao esforço a que estava sendo submetido. Diante da situação, realizamos a denúncia”, detalhou o parlamentar.
Com isso, o Departamento de Fiscalização de Posturas realizou a notificação ao carroceiro, por ser tutor do cavalo, e a carga teve que ser retirada do transporte. “Não podemos permitir que animais sejam desrespeitados. Por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus tratos, pedimos o apoio da população neste sentido, visando a melhora da qualidade de vida dos animais”, alertou o diretor de Posturas, Edson Tavares.
O vereador Marcel da ONG, por sua vez, lembrou que a população não pode deixar de denunciar situações como essa, que refletem o desrespeito aos animais. “Temos que estimular os moradores a fazerem cada vez mais denúncias de maus-tratos, efetuando o registro com celular e acionando a prefeitura, para que possamos impedir que novos carroceiros façam o mesmo”, destacou o parlamentar.
Para garantir a integridade dos animais e a segurança da população, o Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua por toda a cidade, com o objetivo de garantir a proteção dos animais. Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-774-2007; e também pelos contatos do Departamento de Fiscalização de Posturas, tanto o e-mail smg.[email protected] ou como o telefone (11) 4745-2046.
Fonte: Prefeitura de Suzano
Nota do Olhar Animal: Regulamentar a tração animal significa perpetuar os maus-tratos e os abusos cometidos contra os animais. Carroças e charretes devem ser banidas ou substituídas por outra força motriz. Os tutores podem ser requalificados ou usarem estes novos equipamentos, como já vem acontecendo em diversas cidades, tirando-os da linha de miserabilidade à qual a tração animal os condena.