Prefeitura autua tutor de cavalo por transporte irregular de carga em Suzano, SP

Prefeitura autua tutor de cavalo por transporte irregular de carga em Suzano, SP
Infração foi aplicada porque animal estava sendo sobrecarregado ao transportar uma tonelada de resíduos da construção civil; denúncia foi feita pelo vereador Marcel da ONG

A Prefeitura de Suzano, por meio do Departamento de Fiscalização de Posturas, interrompeu um transporte irregular com cavalo, a partir de uma denúncia feita pelo vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG. O caso foi registrado na última sexta-feira (13/01), quando um carroceiro foi flagrado na rua Armando Sales de Oliveira se aproveitando do animal para carregar uma tonelada de resíduos de construção civil. Na ocasião, o indivíduo foi autuado.

De acordo com o vereador Marcel da ONG, assim que flagrou a prática irregular, sua equipe entrou em contato com o Departamento de Fiscalização e Posturas, que, imediatamente, foi ao local realizar a autuação. “O carroceiro foi avistado transitando pela via e o cavalo com a pata dobrada, devido ao esforço a que estava sendo submetido. Diante da situação, realizamos a denúncia”, detalhou o parlamentar.

Com isso, o Departamento de Fiscalização de Posturas realizou a notificação ao carroceiro, por ser tutor do cavalo, e a carga teve que ser retirada do transporte. “Não podemos permitir que animais sejam desrespeitados. Por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus tratos, pedimos o apoio da população neste sentido, visando a melhora da qualidade de vida dos animais”, alertou o diretor de Posturas, Edson Tavares.

O vereador Marcel da ONG, por sua vez, lembrou que a população não pode deixar de denunciar situações como essa, que refletem o desrespeito aos animais. “Temos que estimular os moradores a fazerem cada vez mais denúncias de maus-tratos, efetuando o registro com celular e acionando a prefeitura, para que possamos impedir que novos carroceiros façam o mesmo”, destacou o parlamentar.

Para garantir a integridade dos animais e a segurança da população, o Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua por toda a cidade, com o objetivo de garantir a proteção dos animais. Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-774-2007; e também pelos contatos do Departamento de Fiscalização de Posturas, tanto o e-mail [email protected] ou como o telefone (11) 4745-2046.

Fonte: Prefeitura de Suzano


Nota do Olhar Animal: Regulamentar a tração animal significa perpetuar os maus-tratos e os abusos cometidos contra os animais. Carroças e charretes devem ser banidas ou substituídas por outra força motriz. Os tutores podem ser requalificados ou usarem estes novos equipamentos, como já vem acontecendo em diversas cidades, tirando-os da linha de miserabilidade  à qual a tração animal os condena.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.