Prefeitura castra 200 animais no Ivoturucaia, em Jundiaí, SP

Prefeitura castra 200 animais no Ivoturucaia, em Jundiaí, SP
Juninho, o gato de Márcia Martins Demona, foi castrado durante mutirão, no sábado (20), no Ivoturucaia Foto: Gato no colo de criança, após sair

Os moradores da região Ivoturucaia com registro de solicitação para castração dos animais de estimação – pelo serviço 156 da Prefeitura de Jundiaí – receberam, na manhã deste sábado (20), o mutirão do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), para a cirurgia gratuita dos animais. A ação foi realizada na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini e atendeu a mais de 200 animais, entre cães e gatos. Este é o segundo grande mutirão do ano, realizado regionalmente. A meta da gestão para 2019, é oferecer 3 mil castrações. O número representa aumento de 25% em relação ao realizado em 2018, e de 100% se comparado ao que foi feito em 2016.

Julia Cristina Pereira levou o gato de estimação para ser castrado. “É um gatinho que apareceu em casa, há pouco mais de um mês. Logo que o adotamos fizemos a solicitação para que fosse castrado. Ainda bem que o mutirão já estava previsto aqui no bairro e o atendimento foi bem rápido”, comemora a adolescente que tem outros dois gatos em casa e um cachorro, todos castrados.

Daniela Durigon Tonolli levou a cadela Maitê, uma dálmata de 8 anos, para castração. “Registramos a solicitação há 7 meses. Os veterinários indicaram a cirurgia, pois é melhor para a saúde dos animais. Como moramos em chácara, durante o período de cio ela foge. E isso é um risco, tanto de crias quanto de atropelamentos ou brigas”, explica.

Márcia Martins Domena mobilizou a família para a castração. “Além do meu gato, o Juninho, tem a mãe dele, a Mimi. que é da minha tia e o cachorro, que é do meu tio. O mutirão da prefeitura é uma oportunidade gratuita para que os nos animais possam ser castrados. O atendimento foi muito rápido. Estão de parabéns pela organização. Tínhamos feito as solicitações de uma única vez. Foi muito bom”, explica a moradora no bairro.

De acordo com a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, a adesão da população é destaque. “Apesar de os mutirões serem realizados para animais registrados no sistema, muita pessoas chegaram aqui perguntando como seria o atendimento. É uma comunidade muito ativa e com boa participação, inclusive entre os gatos, que são mais ariscos e mesmo assim, apenas 14 não foram trazidos para o procedimento”, explica.

Os interessados em solicitar o serviço, devem entrar em contato pelo 156 ou registrar a solicitação pelo APP Jundiaí. O Debea ainda oferece atendimentos em consultas veterinárias e exames para animais de pessoas de baixa renda, além das ações educativas em escolas sobre a guarda responsável dos animais. Em 2018, o Debea realizou 2.434 castrações. Neste ano, a meta é chegar a 3 mil castrações ao longo do ano.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.