Prefeitura de Bagé (RS) assume oficialmente as atividades de proteção animal na cidade

Prefeitura de Bagé (RS) assume oficialmente as atividades de proteção animal na cidade
Ato de transição aconteceu no domingo - Crédito: Giovana Pereira/EspecialFS

Neste domingo, aconteceu o ato de transição que marcou o fim do convênio entre a prefeitura e o Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA). Ontem, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência assumiu as atividades de proteção animal, dentro do projeto “Cuidar”, por meio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA).

De acordo com informações da coordenadoria de comunicação, o governo deve aplicar aproximadamente R$ 500 mil por ano para a compra de ração, medicação, material de enfermagem e pagamento de funcionários. O local, que passa a se chamar “Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal”, abriga, atualmente, 143 animais. Conforme a coordenadora, Guiomar Colares, serão oferecidos serviços como castrações, atendimento quimioterápico, tratamento de sarna, limpeza de bicheira, suturas, soroterapia, atendimentos clínicos, amputações (quando necessário), eutanásia e outros procedimentos, como enucleação e caudectomia, conforme a necessidade.

Ela informa que será realizado o mapeamento dos animais com implantação de microchip para identificação. “Desta forma, estaremos garantindo o controle populacional”, disse.

Os atendimentos na Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Após esse horário, o plantão atenderá exclusivamente casos de atropelamento, envenenamento e ofídicos, até a meia-noite, pelo telefone celular 9 9713 3705.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.