Prefeitura de Balneário Piçarras (SC) notifica morador por maus-tratos contra animais

Prefeitura de Balneário Piçarras (SC) notifica morador por maus-tratos contra animais
Casa foi interditada por situação de insalubridade – Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Reprodução/ND

A Secretaria de Segurança Pública de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de SC, recebeu denúncias referente a uma casa, em que vizinhos se sentiram potencialmente ameaçados em termos de saúde pública e condições de maus-tratos a animais. Foram enviadas notificações e, posteriormente, o imóvel foi interditado por problemas de insalubridade.

No interior do imóvel, foi constatada situação de abandono de animais. Três cães, sendo dois adultos e um filhote, e quatro gatos, uma gata com três filhotes, foram deixados em situação de risco.

Segundo a prefeitura, toda a ação foi mantida em rigoroso protocolo de abordagem com a autorização do proprietário.

O Grupo de Operações e Resgate (GOR) foi acionado, e foram tomadas as medidas legais cabíveis para a necessária responsabilização dos tutores.

A Secretaria também providenciou alimentos e água para os pets para iniciar o processo de proteção necessário.

“Esses casos têm se tornado mais frequentes por dois motivos: primeiro porque as pessoas não admitem maus-tratos de qualquer origem e, segundo, porque as pessoas precisam se conscientizar sobre as responsabilidades que assumem diante de outros seres”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Paulo Debatin.

Segundo a secretaria, ainda há outras denúncias sob análise e, de acordo com os protocolos de segurança, proprietários e moradores serão notificados para que promovam a correção dos atos e as providências de soluções aos problemas identificados.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.