Prefeitura de Belém (PA) recebe tutores de animais para atendimento no Hospital Público Veterinário

Prefeitura de Belém (PA) recebe tutores de animais para atendimento no Hospital Público Veterinário

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou no último fim de semana a validação dos cadastros dos tutores de animais interessados em fazer parte dos benefícios da rede de saúde no Hospital Público Veterinário Dr. Vahia.

A validação do cadastro se dá por meio da confirmação de renda mensal dos tutores, que deve ser de até dois salários mínimos, e participação na palestra de posse responsável promovida pela equipe veterinária do CCZ.

Cerca de 50 pessoas participaram das palestras, que foram realizadas no turno da manhã e tarde, com o objetivo de orientar os tutores acerca do funcionamento do hospital e sobre os deveres e direitos do responsável do animal, segundo a legislação.

Para a médica veterinária Márcia Alves, além de validação do cadastro, a equipe do CCZ se preocupou em dar orientações para a garantia do bem-estar do animal. “É importante orientar e educar os responsáveis com informações sobre como cuidar de seus pets em todas as fases de suas vidas, além de conscientizar sobre a prática do abandono de animais e com isso evitar a proliferação de zoonoses”, disse.

O Hospital Veterinário ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. Além disso, terá capacidade para realizar mensalmente 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

A educadora infantil Alessandra Silva, tutora de nove animais cadastrados, conta que a palestra foi emocionante e esclarecedora, e que as orientações recebidas irão agregar positivamente nos cuidados com seus pets.

“Eu amo meus animais, faço o que for preciso por eles. Por isso eu fiquei muito satisfeita em saber nessa possibilidade de acesso gratuito à saúde dos nossos pets. A palestra foi maravilhosa, eu agradeço a toda equipe envolvida nesse projeto”, disse ela.

Para as pessoas que já se cadastraram, o agendamento para a validação será avisado pela equipe do CCZ por meio do telefone disponibilizado no pré-cadastro.

Serviço: O Centro fica localizado na avenida Augusto Montenegro, km 11, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci.

No fim de semana, cerca de 50 pessoas participaram de palestras de orientação de tutores. Foto: Fernando Sette
A validação do cadastro se dá por meio da confirmação de renda mensal dos tutores e participação na palestra sobre posse responsável promovida pela equipe veterinária do CCZ.Foto: Fernando Sette
Nas palestras os tutores foram orientados sobre o funcionamento do hospital e os deveres e direitos do responsável com o animal. Foto: Fernando Sette

Por Marina Pereira

Fonte: Rede Pará

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.