Prefeitura de Bragança (SP) realiza a microchipagem de cães do Canil Municipal

Prefeitura de Bragança (SP) realiza a microchipagem de cães do Canil Municipal

SP bragança microchipagem-de-caes

Na última semana, a Prefeitura de Bragança Paulista deu início a identificação por microchip de todos os cães sob a guarda do Canil Municipal, gerido pela Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, por meio de convênio.

Técnicos da Prefeitura e da ONG realizam a implantação subcutânea dos microchips na nuca dos cães com o auxílio de aplicadores específicos. O procedimento é absolutamente indolor, sendo semelhante a uma injeção de vacina e sem a necessidade anestesia.

O microchip contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas para um leitor próprio, que faz a varredura do sinal emitido pelo chip. Quando o animal for doado, o dono preenche um cadastro onde as informações ficam em um sistema de banco de dados, facilitando o contato com o dono caso o animal se perca. É um método de identificação amplamente usado no mundo.

É importante ressaltar que o microchip não tem a função de rastreabilidade por satélites. Trata-se de um mecanismo de identificação, que por sua vez, permite que o animal seja rastreado através da rede de contatos e bancos de dados.

A Prefeitura de Bragança Paulista pretende fomentar a utilização dos microchips como método de identificação e promoção da tutela responsável.

Na ocasião, foi encaminhada meia tonelada de ração para o Canil Municipal, oriunda de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e infratores ambientais, através do Programa de Conciliação Socioambiental.

Fonte: Portal Bragança

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.