Prefeitura de Campinas (SP) entra em 2 casas onde militar mantinha dezenas de cães e gatos para limpeza

Prefeitura de Campinas (SP) entra em 2 casas onde militar mantinha dezenas de cães e gatos para limpeza
Homem limpa casa no bairro Chapadão, em Campinas, onde militar mantinha animais (Fotos: Reprodução EPTV)

Funcionários do Departamento de Proteção e Bem Estar de Campinas receberam autorização, nesta terça-feira (11), para entrar em duas residências do militar aposentado que acumula dezenas de animais no bairro Chapadão, além de outros oito imóveis em outras regiões da cidade. Eles limparam as duas casas e avaliaram cães e gatos que ainda não foram resgatados por entidades de proteção desde domingo (9). Esta ação só foi possível porque o militar entregou as chaves.

Cão resgatado de casa de militar aposentado em Campinas

Ainda segundo a Prefeitura, cinco cães e gatos vão receber chips e passarão por análises veterinárias, e os que tiverem condições serão encaminhados para adoção. Todos serão mantidos em uma única casa no Chapadão.

Cachorro olha pela janela em residência de militar aposentado de Campinas

A administração municipal também informou que o coronel aposentado passou por atendimento psiquiatrico e deu início a um tratamento médico. Ele foi acompanhado por um oficial do Exército.

Seis cães

Seis cães que já haviam sido resgatados destas casas estão em tratamento em um hospital particular. Todos apresentaram algum tipo de doença, segundo os médicos veterinários. Um filhote tem anemia e doença do carrapato.

Duas entidades de voluntários estão bancando os gastos com os tratamentos, que são caros, até eles conseguirem lares temporários para os animais de estimação.
“Conosco estão quatro animais adultos e dois filhotes. Nós precisamos de pessoas que se disponham a cuidar dos cães, nós levamos tudo que eles precisam”, declara a presidente da ONG Anjos de Rua, Luiza Grande.

O caso

Na semana passada o caso de animais mantidos em residências veio á tona depois que entidades de proteção e a Guarda Municipal fizeram o resgate de cães e gatos de uma residência no Guarani, que também pertence ao militar aposentado.
Em outro imóvel, no Botafogo, a Justiça já havia proibido o militar aposentado de manter animais lá. Um cão morto foi encontrado em uma geladeira do apartamento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.