Prefeitura de Campo Grande (MS) anuncia criação de Diretoria de Bem-Estar Animal e UPA-VET fica mais próxima

Prefeitura de Campo Grande (MS) anuncia criação de Diretoria de Bem-Estar Animal e UPA-VET fica mais próxima
Prefeito, vereadores e gestores em reunião nesta quarta-feira (20) (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande anunciou nesta quarta-feira (20) que deverá criar a Diretoria do Bem-Estar Animal, que atuará de maneira conjunta e complementar ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A criação da diretoria poderá resolver obstáculo que dificultava a construção de uma UPA-VET, isso porque era necessário estabelecer o órgão ao qual a unidade de atendimento a animais ficaria vinculado.

Segundo a Prefeitura, a diretoria será instituída dentro da ‘Coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal’ e ficará vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As ações da diretoria serão custeadas exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal (Fonte 1), uma vez que o Ministério da Saúde não prevê aporte financeiro para este fim.

A Prefeitura destaca, ainda, que a implementação da diretoria, bem como a instituição do organograma e regimento interno, já estão em fase de elaboração com divulgação no Diogrande (Diário Oficial do Município). Nenhum prazo não foi adiantado.

A criação da diretoria atende à solicitação dos vereadores Veterinário Francisco (PSB) e Ademir Santana (PDT), que estiveram reunidos nesta manhã com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), junto a representantes do Combea (Conselho Municipal de Bem-Estar Animal) e da Sesau. Na ocasião, foram discutidas as condições para implementação de projetos importantes, como a criação de um programa itinerante de castração (Castramóvel) e, principalmente, a implementação da “UPA-VET”.

Nesta tarde, o vereador Veterinário Francisco – autor do projeto de lei que autoriza a criação da UPA-VET – encontrará o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, para acertar detalhes do lançamento da pedra fundamental da unidade.

UPA-VET

A construção de uma UPA-VET foi anunciada pela Prefeitura em março de 2018, mas de lá para cá não saiu do papel. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é construir o espaço anexo ao CCZ, situado no bairro Vila Piratininga, com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 23h, para atendimento de cães e gatos.

“UPA-VET” de Recife é uma das referências para Campo Grande (Foto: Divulgação)
“UPA-VET” de Recife é uma das referências para Campo Grande (Foto: Divulgação)

Emendas parlamentares já possibilitariam a construção da unidade, que inicialmente trabalhará com a previsão de atendimento de 100 animais por dia, dentre consultas a procedimentos cirúrgicos de emergência, com base na atual demanda do Hospital Veterinário da Universidade Federal.

A ordem de atendimento dos serviços de urgência e emergência ocorrerá conforme avaliação de risco dos animais. Já as outras consultas, mais simples, serão por ordem de chegada. Exames complementares serão realizados em parceria com universidades e estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.

Por Guilherme Cavalcante

Fonte: Midiamax

https://olharanimal.org/alem-de-upa-vet-campo-grande-ms-pode-ganhar-subsecretaria-de-bem-estar-animal/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.