Prefeitura de Charqueada (SP) estuda remoção de jacarés de lago após morte de animal

Prefeitura de Charqueada (SP) estuda remoção de jacarés de lago após morte de animal
Lago dos Biris é formado pelas nascentes do Ribeirão Charqueadinha e fica no meio de Charqueada. — Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

A Prefeitura de Charqueada (SP) planeja mapear a presença de jacarés no ribeirão que corta a cidade e estuda retirá-los do local. A medida foi adotada após um animal ser encontrado com objetos de pesca presos à garganta.

Vídeo: Morte de jacaré em lago de Charqueada repercute nas redes sociais.

O caso ocorreu no Lago dos Biris, um reservatório artificial formado pelas nascentes do Ribeirão Charqueadinha, afluente do Rio Corumbataí.

O lago fica no meio da cidade e foi construído há mais de 50 anos. Nele, jacarés-de-papo-amarelo adultos, jovens e filhotes são vistos com frequência.

A Polícia Ambiental conseguiu identificar o suspeito de caçar um dos bichos por meio das imagens divulgadas nas redes sociais.

O suspeito disse que não matou o jacaré, apenas encontrou o animal morto e gravou um vídeo. Ele foi multado em R$ 6,5 mil por maus tratos e morte do animal silvestre.

O homem nega o crime ambiental e disse que fez o vídeo como brincadeira. Ele pode impor recurso contra a multa.

Jacaré às margens do Lago dos Biris, em Charqueada. — Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

Diretor de Meio Ambiente de Charqueada, Marcelo Santos explica que há mais de dez anos os jacarés apareceram no lago. Placas foram colocadas para evitar a aproximação dos frequentadores.

Agora, a prefeitura está em busca de uma empresa especializada para fazer a contagem dos jacarés, além da possível captura e destinação dos animais.

Santos também observa que a maioria dos animais dessa espécie vive submersa, o que dificulta a contabilização de quantos vivem no espaço.

“Então, o primeiro passo é esse estudo, que leva um certo tempo, e a partir disso a gente vai definir o que vai fazer. Tem a possibilidade de fazer a remoção, principalmente dos animais maiores, que são aqueles que procriam mais”, afirma.

Moradores são contrários
 
“Por mim deixava aí mesmo. Pode andar à vontade aí que não faz nada”, diz a dona de casa Flausina Pavanati, que mora perto da área de lazer.

Moradores são contrários à remoção de jacaré de lago de Charqueada. — Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

O estudante Bruno Silva já viu os répteis várias vezes e, para ele, os bichos não oferecem risco aos moradores. “Eles nunca apareceram aqui. Sempre ficam na água”.

“Nunca houve registro de ataque de animais a seres humanos, nem a outros animais, até onde eu tenha conhecimento. Não é uma situação que apresenta risco imediato. A prevenção é não se aproximar do lago, não deixar criança perto do lago”, diz o diretor de Meio Ambiente.

Ele também orienta que não se alimente os jacarés, para que eles não criem o hábito de interagir com as pessoas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.