Prefeitura de Contagem (MG) retira casinhas de cachorros de praças e revolta protetores dos animais

Prefeitura de Contagem (MG) retira casinhas de cachorros de praças e revolta protetores dos animais

Abrigos feitos com papelão em praças do município para cães e gatos estão sendo usadas para proteger do frio cães e gatos.

Por João Henrique do Vale

MG Contagem prefeitura retira casinhas

Protetores dos animais estão revoltados com a Prefeitura de Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles reclamam que estão colocando casas feitas com papelão em praças do município para cães e gatos e proteger do frio. Porém, os abrigos estão sendo retirados por fiscais. A administração municipal informou que os materiais desrespeitam o Código de Posturas.

As casinhas são feitas com papelão, lona e sacos de laranja. A recepcionista Amanda Castro Vieira, de 27 anos, aprendeu a montá-las por meio da internet e decidiu espalhar a proteção para os animais em uma praça próxima da Avenida João César de Oliveira. “Eu comecei o trabalho na última semana. Coloquei um dia e no outro passei e vi que não estava. Perguntei para algumas pessoas e me informaram que fiscais da prefeitura retiraram”, afirma.

A ação ocorre em outras praças da cidade, como a Paulo Pinheiro Chagas, no Bairro Eldorado. “Não são apenas as casinhas. Nós colocamos vasilhas com água, que também são levadas. Algumas pessoas chegam a colocar veneno para os animais. Estamos fazendo um serviço que seria da prefeitura, de abrigar esses animais e diminuir o sofrimento deles”, reclama a recepcionista.

Em nota, a Prefeitura de Contagem afirmou que realiza a manutenção e limpeza de todas as praças da cidade rotineiramente, visando a garantir a saúde pública e o bem-estar da população. Informou, que a retirada das casinhas atende ao Código Municipal de Posturas. “Elas vinham sendo alvo de vandalismo e acúmulo de sujeira, sendo um risco à saúde pública e à segurança das pessoas e dos animais”, informou.

Segundo a administração municipal, a Fundação de Parques, Praças e Áreas Verdes de Contagem recebeu uma série de reclamações de moradores vizinhos a essas praças sobre sujeira e ateamento de fogo às casinhas. Completou dizendo que o Centro de Controle de Zoonose atende os animais com algum tipo de doença, mediante horário agendado, pelo telefone 3351-3722. A unidade fica na Avenida João César de Oliveira, no Bairro Cinco, e funciona das 8h às 17h.

Fonte: Estado de Minas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.