Prefeitura de Cuiabá (MT) procura pessoas responsáveis e interessadas em adotar um animal

Prefeitura de Cuiabá (MT) procura pessoas responsáveis e interessadas em adotar um animal

Acompanhando o que acontece em outros países da Europa e nos Estados Unidos, a prefeitura de Cuiabá tenta estimular a adoção de animais durante o isolamento social exigido por conta do coronavírus.

Em uma matéria publicada no New York Times, organizações de proteção afirmaram que a procura é muito grande por parte da população daquele país, principalmente pelo fato das pessoas estarem mais tempo em casa e sentirem falta de uma companhia.

Aqui, a diretora do Bem-estar Animal, Saula Ouverney, quer aproveitar da carência emocional das pessoas durante a quarentena, porém sem deixar de lado a responsabilidade.

Ela diz que o canil do Município está lotado, contudo os animais precisam de humanos que tenham o compromisso de cuidar, alimentar e amá-los para sempre e não somente pelo período de combate a pandemia.

“Estamos com o canil lotado de animais precisando de carinho e cheios de vontade de retribuir o afeto. Por isso, precisamos da solidariedade da população em não abandonar seus bichinhos e também para adoção responsável”, explica.

E para quem estiver consciente das obrigações e quiser receber um pet, vale lembrar que todos os animais são entregues para adoção já vermifugados, vacinados e castrados.

Em caso de filhotes, o futuro tutor assina um termo de responsabilidade se comprometendo a retornar com o animal, em período determinado, para que a Diretoria realize a castração.

A medida é uma das ações do órgão para reduzir a proliferação de possíveis animais abandonados.

A Diretoria ainda enfatiza que a pessoa, ao adotar um animal assume os seguintes compromissos:

  • atendimento das necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal
  • prevenção de riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente, como agressão, transmissão de doenças ou de danos a terceiros.

Essas e demais recomendações podem ser consultadas na Lei Complementar 463/2017.

Para agendar uma adoção, basta entrar em contato pelo telefone (65) 99903-0303, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Fonte: O Livre (com informações da Assessoria)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.