Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) abre cadastro para castração de cães e gatos

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está fazendo o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos. O objetivo é dar andamento ao controle populacional de animais domésticos que vivem na cidade.
Estão previstas 1,6 mil cirurgias que serão feitas em quatro clínicas particulares cadastradas.
A esterilização será feita em cadelas de até 17 kg e em gatas de até 5 kg.
Os interessados devem fazer a solicitação diretamente no Protocolo Geral do Município, que fica na Rua Benjamin Constant, 244, ao lado da prefeitura.
É preciso apresentar cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência atualizado, preencher a ficha com a descrição do animal e assinar o termo de autorização do procedimento cirúrgico.
A solicitação será encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e em seguida às clínicas credenciadas, que entrarão em contato com o dono do animal para o agendamento de exames e da cirurgia, caso esteja apto.
“Serão feitos exames laboratoriais e a colocação de microchips, que contribuem para a segurança do animal e ajudam a identificá-lo com mais facilidade”, explicou o veterinário do município, Therbio Moreira.
Além do controle populacional, a castração elimina os riscos de inflamação grave no útero, que pode ser fatal, e da gravidez psicológica e diminui em até 90% as chances de câncer de mama nos pets.
Fonte: G1