RS Gramado canil da prefeitura de gramado H

Prefeitura de Gramado (RS) com novo espaço para animais abandonados

RS Gramado canil da prefeitura de gramado

A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde Municipal, realizou uma consulta pública no ano de 2011 sobre o problema dos animais abandonados e sobre os maus-tratos de cães e gatos na cidade. Isso originou a Lei Municipal nº 2.920, de 24 de maio de 2011, que dispõe sobre a política de proteção aos animais, identificação eletrônica, tutela responsável de animais e controle de natalidade.

A partir daí, foi criado o Projeto Eu Amo Cuidar dos Animais, projeto este avalizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul – CRMV/RS, e que inclui, além da castração e chipagem destes animais, ações educativas sobre tutela responsável e de fiscalização de proprietários que cometem maus tratos e guarda irresponsável. Com isto, intensificaram-se as ações educativas e fiscalizatórias buscando conscientizar sobre a tutela responsável de cães e gatos e incentivar a castração e adoção de animais.

“Um dos nossos intuitos é fortalecer a campanha em prol da responsabilidade com os animais: tutela responsável, bem-estar animal, castração e chipagem, adoção, conscientização, fim do abandono e do maus-tratos de animais. Não basta apenas ter a posse, o mais importante é ser responsável, zelando pela qualidade de vida e bem-estar do seu amigo”, comenta Marina Toniolo, veterinária do projeto.

Com o objetivo de intensificar todo esse processo, a Secretaria de Saúde assumiu a responsabilidade dos animais antes mantidos pela ONG Consciência Animal. Os mais de 140 cães e aproximadamente 50 gatos serão transferidos, aos poucos e separados por matilha, para novos espaços, mais organizados e aconchegantes. Este processo se deve a superlotação de animais que estavam na ONG, onde o Ministério Público firmou um Termo de Ajustamento de Conduta para encerrar as atividades do sítio.

Após a transferência dos animais para as novas locações, a principal localizada na Linha 28 – interior do município, a Secretaria e Vigilância em Saúde farão a castração e chipagem dos animais que ainda não os possuem, além de mantê-los sempre saudáveis, com banho e tosa, medicação diária, quando necessário, e todo o fortalecimento em adoção responsável. A administração é exclusiva da Secretaria de Saúde de Gramado, que tem investido em equipamentos, medicamentos, ração e custeio dos locais.

“Estaremos mais próximos dos animais, os mantendo sempre saudáveis e fortes, com uma boa alimentação e indução de adoção através de visitas monitoradas por nossos agentes. Além disso, contamos com o apoio veterinário da própria Administração Municipal e de convênios mantidos com as clínicas Saúde Animal e Álvaro Abreu, todos os bichinhos serão monitorados por profissionais responsáveis”, conta a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Gramado, Milena Santos.

Animais vítimas de maus tratos só poderão ser recebidos mediante apresentação de boletim de ocorrência conforme legislação aprovada. Lembrando que toda a população gramadense, mediante apresentação de documentos e comprovante residencial, já pode agendar a castração gratuita do seu animal no Centro Municipal de Saúde, localizado na rua Ernesto Volk, nº 300. Os animais adotados pelo projeto Eu Amo Cuidar dos Animais e os abrigados nos canils já serão entregues castrados e chipados.

A partir de fevereiro deste ano o novo local adquirido entra em pleno funcionamento e, assim como as clínicas parceiras, estará aberto para visitações e adoções. Alguns animais estarão disponíveis neste novo espaço, localizado na Linha 28 – interior do município, e os outros se dividem nas Clínicas Saúde Animal e Álvaro Abreu que, além de abrigá-los, auxiliam no atendimento veterinário. “Agora falta muito pouco, já temos os locais ideais que oferecem toda a estrutura necessária. Em breve esses animais estarão em condições merecidas, medicados e castrados, chipados e sob vigilância da nossa equipe. Em contrapartida, pedimos apenas o apoio da população na adoção destes peludos, eles merecem um lar repleto de amor e responsabilidade”, pondera Jeferson Moschen, Secretário de Saúde de Gramado.

A Secretaria de Saúde de Gramado também fiscaliza os maus tratos. As denúncias podem ser feitas pelo Fala Cidadão através do fone 3286-2500. Nas autuações já foram constatados locais com condições precárias de higiene e alimentação. Em alguns casos, com animais mais fragilizados, a Vigilância fez o recolhimento e encaminhou para o processo de adoção.

Fonte: Rádio Gramado News / Prefeitura de Gramado

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.