Prefeitura de Gurupi (TO) inicia encoleiramento de cães

Prefeitura de Gurupi (TO) inicia encoleiramento de cães

TO gurupi encoleiramento 8976

Na sexta-feira, 30, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi, começaram a visitar os bairros Alto da Boa Vista, Sol Nascente e Parque das Acácias para entrega das coleiras que evita que cães sejam contaminados com calazar. Segundo levantamento do CCZ, os três bairros são considerados com maior número de cães na cidade. No setor Alto da Boa Vista são mais de 600 cães, Sol Nascente cerca de 776 e Parque Acácias, 274.

O coordenador do CCZ, Henrique de Alencar, informou que duas mil coleiras estão sendo disponibilizadas nessa primeira etapa do programa, ressaltando que no último levantamento feito, foram registrados mais de 12 mil cães em Gururpi. Nesta eta, o CCZ só está providenciando as coleiras para os animais que ficam em áreas de risco, porém, o objetivo é que 80 por cento dos animais recebam o acessório até 2015.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato, também participou das visitas, disse que a administração municipal está seguindo um padrão nacional ao trazer o encoleiramento de cães para a cidade. Ele destaca que a iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses é um exemplo de um local bem equipado e de um tratamento exemplar.

Os animais da dona de casa Maria Damiana, de 40 anos, foram os primeiras a serem beneficiadas com a medida. Ela é moradora do setor Alto da Boa Vista e têm sete cachorros. “Estou muito feliz com esse trabalho, amo meus cães e se tivesse que comprar coleiras para todos eles, realmente não saberia o que fazer”, mencionou dona Maria.

TO gurupi encoleiramento 8977

O deputado federal Ângelo Agnolin (PDT), um dos que se empenhou nesse projeto, também visitou os bairros na manhã da sexta-feira. Segundo ele, o projeto é um modelo que vai servir de exemplo para outros municípios. “O que me chamou atenção, foi que além do empenho da equipe de Gurupi, a comunidade também está colaborando, e isso faz com que as coisas fluam melhor. O que a prefeitura está fazendo é fundamental. Trabalhar a prevenção é a melhor coisa que tem” explicou o deputado.

Fonte: Conexão Tocantins

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.