Prefeitura de inicia transferência de capivaras para área cercada no Lago Municipal de Ipaussu, SP

Prefeitura de inicia transferência de capivaras para área cercada no Lago Municipal de Ipaussu, SP
Cercado foi feito no Lago Municipal para realocar as capivaras em Ipaussu (SP) — Foto: Reprodução/ TV Tem

A prefeitura de Ipaussu (SP) está realocando as capivaras que ficam no Lago Municipal da cidade e pretende realizar o deslocamento sem que os animais fiquem estressados.

A estratégia utilizada é atrair as capivaras com cana-de-açúcar que é deixada em uma passagem adaptada na área verde anexa à Fundação Assistencial do Município de Assis (SP), que foi cercada. Dessa forma, ao irem buscando o alimento espalhado por esse caminho, os animais chegam até a área destinada à eles, próxima ao lago.

Para evitar que o barulho dos veículos acabe atrapalhando o movimento natural das capivaras, a rua João dos Santos que fica ao lado do lago está parcialmente interditada. A circulação de pessoas também é permitida apenas na pista de caminhada, que é uma área cimentada.

Isso porque, o gramado continua interditado desde o ano passado, após a morte de duas crianças de 8 e 10 anos por febre maculosa, pois mesmo com a retirada das capivaras do local, ainda há risco de transmissão da febre maculosa pelo carrapato estrela.

Vídeo: Capivaras serão retiradas de lago municipal de Ipaussu.

A preocupação com a quantidade de capivaras no lago, começou após a quantidade de animais que surgiram no local. Depois da morte das crianças com suspeita de febre maculosa, a Unesp realizou um estudo e comprovou que os animais estavam com a bactéria que causa a doença, que é transmitida pela picada do carrapato estrela. A capivara é hospedeira desse carrapato.

Os moradores fizeram até mesmo um protesto contra a permanência dos animais no lago da cidade e a prefeitura busca formas alternativas de remanejar as capivaras, desde janeiro do ano passado.

Segundo a administração municipal, a ação teve uma boa avaliação até o momento, já que das 80 capivaras presentes no lago, 30 já estão cercadas.

Após realizar o cercamento de todos os animais, a prefeitura informou ainda que vai tentar realizar o controle populacional para evitar que mais capivaras surjam no Lago Municipal.

Lago municipal de Ipaussu tem muitas capivaras, animais que colaboram para a proliferação da doença. — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.