Prefeitura de Itajaí (SC) não faz sua parte e vereadores adiam proibição de carroças com animais

Prefeitura de Itajaí (SC) não faz sua parte e vereadores adiam proibição de carroças com animais
Poder público e profissionais que fazem uso de animais terão mais um ano para adequação Foto: Divulgação

A câmara de vereadores de Itajaí aprovou um projeto nesta semana que prorroga o prazo para proibição de carroças com animais na cidade.

A lei que bane a prática entrou em vigor em dezembro de 2020, mas previa uma “carência” de dois anos, período em que a prefeitura deveria cadastrar os trabalhadores que utilizam tração animal e promover redução gradativa do seu uso.

A prorrogação do prazo, proposta pelo vereador Odivan Linhares, o Mamão (PSB), acontece porque a prefeitura não cumpriu exigências da lei original, como a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação para os profissionais.

Com a aprovação do novo prazo, o uso de tração animal só ficaria proibido na cidade a partir de 18 de dezembro de 2023. A proibição não vale para a região rural da cidade, para locais privados ou para locais públicos em caso de passeios turísticos.

A proibição da circulação de veículos com tração animal já é lei em diversas prefeituras do Brasil. A medida é enquadrada como maus-tratos a animais.

Por Juana Dobro

Fonte: Diarinho


Nota do Olhar Animal: Por incompetência e/ou descaso da Prefeitura de Itajaí, os animais continuarão a ser explorados para tração por mais um ano no município catarinense, com as bençãos da Câmara de Vereadores. Uma situação vergonhosa.

Lei Tubiana: casos de maus-tratos a cavalos têm queda de 90% em Gravataí, RS

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.