Prefeitura de Itanhaém (SP) usa drones para fiscalizar maus-tratos a animais

Prefeitura de Itanhaém (SP) usa drones para fiscalizar maus-tratos a animais
Drones são utilizados para fiscalizar maus-tratos a animais em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, passou a usar drones para fiscalizar casos de maus-tratos a animais. As imagens obtidas pelos equipamentos auxiliam e fortalecem a investigação em casos de denúncias, principalmente em locais distantes e de difícil acesso.

A iniciativa é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Durante os voos dos equipamentos é possível confirmar casos de agressões e usar as imagens como evidência em processos judiciais de agressores. A tecnologia ainda auxilia a identificar os procedimentos necessários para o resgate das vítimas.

Outra medida indispensável na luta contra maus-tratos e abandono de animais é a denúncia. Para isso, a prefeitura possui um portal que permite escrever sobre casos sem se identificar.

Para denunciar, é necessário criar um cadastro, selecionar o incidente e descrever a situação. Em seguida, o usuário poderá acompanhar o progresso do caso por meio de um código de identificação.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.