Prefeitura de Itupeva (SP) firma termo de colaboração com a Associação Mata Ciliar

Prefeitura de Itupeva (SP) firma termo de colaboração com a Associação Mata Ciliar

A Prefeitura de Itupeva firmou o termo de colaboração junto à Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, com objetivo de ações conjuntas para receber e reabilitar animais silvestres e, posteriormente, soltura em seus habitats naturais. A fauna em Itupeva é muito rica, já que o município está localizado entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.

“É muito grande a satisfação de poder contar com uma instituição tão conceituada para o trato dos animais silvestres em risco em nosso município. Até o momento, neste ano, já foram contabilizadas 30 ocorrências com animais silvestres. Os animais em risco eram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), que fica dentro do Parque Ecológico Tietê, no Parque Anhanguera. Hoje, podemos atender com mais agilidade, e menor risco para o animal” comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

O termo será renovado anualmente, e ajudará o Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal (DEFBEA), que a partir de agora, tem local adequado e mais próximo para o socorro e tratamento dos animais, especialmente àqueles que são resgatados de cativeiro, queimadas, alagamentos ou mesmo àqueles que foram maltratados.

“São realizadas orientações diárias para que os munícipes não fiquem com os animais silvestres (domesticando-os), e que não os manuseie devido ao estresse e riscos, além de caracterizar, como crime contra a fauna” informou Dra. Camila Docal, médica veterinária responsável pelo DEFBEA.

Os munícipes podem ligar para a Ouvidoria da Prefeitura (156) e relatar as ocorrências com animais silvestres que necessitem de assistência.

Saiba mais – A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que, desde 1987, desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período, foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Itupeva Agora 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.