SC Joinville controle populacional H

Prefeitura de Joinville (SC) realiza Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos

Nesta primeira fase serão atendidas as entidades protetoras de animais cadastradas.

SC Joinville controle populacional

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está realizando o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, que prevê a esterilização/castração cirúrgica e implantação de microchips em cães e gatos.

Nesta primeira fase do programa serão atendidas as entidades protetoras de animais, devidamente cadastradas na Sema e as protetoras individuais indicadas pelas entidades.

Conforme estabelece o decreto municipal 26.024/15, cada entidade protetora de animais cadastrada na Sema poderá indicar 10 protetores individuais para que possam levar os animais para castração e microchipagem.

Os protetores individuais são pessoas que reconhecidamente efetuam trabalhos de proteção animal e utilizam-se de recursos próprios nesse trabalho.

Os serviços de castração cirúrgica e implantação do microchip serão efetuados por clínicas credenciadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Caberá a pessoa/entidade autorizada escolher a clínica credenciada de sua preferência.

Na segunda fase, o programa vai contemplar os animais de tutores ou responsáveis com renda familiar de até três salários mínimos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social.

Cadastramento de Entidades Protetoras

Documentação necessária

– Cópia autenticada do ato constitutivo da pessoa jurídica, bem como as últimas alterações
– Comprovante de endereço da entidade protetora
– Cadastro nacional de pessoa jurídica
– Qualificação do responsável legal, apresentando a cópia do RG, endereço, contato telefônico e e-mail.

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos

O que é?

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realiza o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, que prevê a esterilização/castração cirúrgica e implantação de microchip em animais  domiciliados, semidomiciliados e errantes (animais de rua), conforme o decreto 26.024/15.

O objetivo deste Programa é controlar a população destes animais nas vias públicas da cidade.

A quem se destina?

O Programa se destina, nesta primeira fase, às entidades protetoras de animais que estejam devidamente constituídas nos termos da lei civil, e protetores individuais que reconhecidamente estejam efetuando trabalhos de proteção animal na sociedade.

O que é castração?

A castração é um procedimento cirúrgico, realizado em caninos e felinos, para impedir que se reproduzam sem controle. Consiste na retirada do útero, trompas e ovários nas fêmeas e nos machos a dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e analgesia adequada. É uma cirurgia simples, não precisa de internação e, em torno de uma semana, o animal está totalmente recuperado.

Benefícios

A castração tem como vantagens melhorar a qualidade e aumentar o tempo de vida do animal
Controlar a reprodução.

Diminuir o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos.

Diminuir a ocorrência de gravidez psicológica;

Diminuir o risco das fugas e brigas, além dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por  ocasião do cio.

Nas cadelas, eliminar a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência; nos machos, diminuir a marcação de território com urina; evitar a perpetuação de doenças genéticas como epilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.