Prefeitura de Jundiaí (SP) cria novo sistema para moradores cadastrarem cães e gatos para castração

Prefeitura de Jundiaí (SP) cria novo sistema para moradores cadastrarem cães e gatos para castração
Prefeitura de Jundiaí cria novo sistema para moradores cadastrarem cães e gatos para castração. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Donos de cães e gatos interessados em castrar seus bichos de estimação podem fazer o cadastro no Departamento de Bem-Estar Animal (Debea) pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí e acompanhar o avanço da inscrição.

Ao entrar no site ou no app, a pessoa deve localizar o campo de pesquisa (onde tem a lupa) e escrever “castração”. Assim, aparecerá o link “Cadastro de Animais para Castração”. Basta clicar nele e preencher o cadastro. Para minimizar as dúvidas, há próximo ao link um vídeo explicativo de como realizar o processo.

Os moradores podem incluir novos animais em seus cadastros a qualquer momento. Os cães e gatos devem estar realmente sob responsabilidade de quem o cadastrou, pois haverá rastreamento após a microchipagem.

A partir daí, a pessoa deve aguardar o contato do Debea para o agendamento, que pode ocorrer rapidamente ou não, dependendo da procura pela castração e da oferta de vagas disponíveis, além de critérios epidemiológicos que o departamento estabeleceu.

De acordo com a prefeitura, é de responsabilidade dos donos dos animais a manutenção dos dados cadastrais atualizados do cachorro ou gato e do responsável pelo bicho. A lista de espera dos animais que aguardam castração será publicada no site da prefeitura e na Imprensa Oficial em ordem alfabética, com atualizações bimestrais. 

Cuidados
 
Pessoas não contatadas pelo Debea para realizar o agendamento da cirurgia não devem levar seus animais ao departamento no dia da castração, pois somente cães e gatos agendados serão castrados naquele momento.

Além disso, tendo em vista as medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, o Debea está trabalhando com horários agendados para evitar aglomerações na sede.

No dia do procedimento, os tutores dos animais a serem castrados deverão ficar no carro (se quiserem esperar no local) ou ir para casa, aguardando o aviso do fim da cirurgia. Se eles permanecerem, deverão usar máscaras e manter a higiene das mãos.

As pessoas poderão ser informadas de quando será a castração e obter mais informações a respeito do procedimento por e-mail. Quem já fez o cadastro pelo telefone 156 e ainda não foi contemplado com a cirurgia, deverá realizar o recadastramento no novo sistema.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.