Prefeitura de Londrina (PR) registra 109 reclamações por uso de fogos com estampido durante virada de ano

Prefeitura de Londrina (PR) registra 109 reclamações por uso de fogos com estampido durante virada de ano

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) divulgou novos números relacionados a denúncias de uso de fogos de artifício com estampidos em Londrina. De acordo com o balanço, durante a virada do ano, entre as 18h do dia 31 de dezembro, até 00h30 de 1º de janeiro de 2022, 109 queixas foram registradas.

O número é menor, quando comparado ao período anterior, quando 149 reclamações chegaram aos órgãos responsáveis pelo monitoramento. Em comparação à passagem de ano entre 2019 e 2020, este volume chama ainda mais atenção. Na época, foram 491 ocorrências.

Segundo Esther Romero, gerente de Fiscalização Ambiental da pasta, o resultado é positivo e aponta para uma maior conscientização da população a respeito da prática, que é proibida aqui em Londrina.

A maior parte das denúncias de fogos com barulho foi na região oeste da cidade, com 83 ocorrências. Em seguida as zonas leste e norte, com pouco mais de 20 queixas cada. Já a região sul de Londrina teve 18. Os órgãos também receberam reclamações do município de Cambé e de um distrito. Deste total, 24 registros se converteram em notificações.

A proibição do uso de artefatos com estampido busca garantir a proteção de animais, recém-nascidos, pessoas acamadas ou que tenham hipersensibilidade auditiva, isto é, quando se tem uma menor tolerância aos sons ambientes. Esta ação também tem o objetivo de evitar a poluição sonora na cidade.

Quem for flagrado descumprindo a determinação pode receber uma multa de R$ 500,00. Caso volte a soltar fogos que emitam barulho, este valor pode dobrar. Já quando há uma segunda reincidência, a penalidade pode chegar a R$ 2.000,00. De acordo com Esther, as notificações orientativas devem começar a serem enviadas nesta semana aos moradores dos endereços informados nas queixas.

A população pode encaminhar as denúncias relacionadas à prática para a Gerência de Fiscalizações da Sema pelo telefone (43) 3372-4770, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. As informações também podem ser enviadas para o número (43) 99994-1721, via WhatsApp, em qualquer horário ou dia da semana. Os londrinenses podem ainda acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 153 Cidadão.

Por Victor Assis

Fonte: CBN Londrina

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.