Prefeitura de Mafra (SC) inicia cadastramento de cães para castração gratuita

Prefeitura de Mafra (SC) inicia cadastramento de cães para castração gratuita
Reunião como os membros das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Amanda Criminancio e Delfim Girardi (secretário da pasta) – Saúde (Alexandre Engel – coordenador de atenção básica) – Agricultura e Interior – Leonardo Cotrim.

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, inicia na próxima segunda-feira, 21, o cadastramento de cães e gatos por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, para dentro de um mês começar as castrações gratuitas de cães. Serão disponibilizadas 10 vagas por mês, sendo cinco para machos e cinco para fêmeas.

A gerente de Meio Ambiente, Amanda Renara Criminancio, explica que no cadastro serão registrados dados como número de animais por casa, sexo dos mesmos e se o tutor tem ou não interesse em castrar o animal. “Vale lembrar que o cadastro é feito unicamente pelas agentes. Os moradores devem aguardar a visita da ACS do seu bairro. Este trabalho de castração será contínuo, portanto não há data limite”.

As esterilizações obedecerão a critérios, de acordo com zonas de risco, condições da família proprietária e aquelas situações que se enquadram no critério de risco à saúde (caso de acumuladores, pessoas em situação de rua ou situações que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública).

Porque castrar

Segundo o médico-veterinário da Prefeitura, Leonardo Navarro Cotrim, por ser uma cirurgia eletiva, a castração oferece baixo risco e grandes benefícios ao animal. “O proprietário não tem os inconvenientes do período do cio da cadela, há redução da incidência de tumores de mama, além do controle de natalidade”, disse. As cirurgias de castração serão realizadas pelo próprio veterinário, bem como o serviço de leva e traz do cão. “O animal (macho ou fêmea) passará 24 horas na clínica contando período de cirurgia e pós-operatório. Após avaliação, será liberado já medicado”, explicou.

Dentro da lei

O presidente Michel Temer sancionou em 30 de março deste ano a Lei nº 13426/17, que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos e dá outras providências. Desde então, a Prefeitura de Mafra veio se adaptando à nova lei, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Desta forma, está sendo viabilizada esta ação municipal para esterilização de animais.

Fonte: Click Paraná


Nota do Olhar Animal: A definição desta quantidade de 10 castrações por mês tem algum embasamento técnico? É possível controlar a população com um número tão baixo de cirurgias? Tem sido comum que as ações de prefeituras se baseiem não em um planejamento técnico que leve em consideração o número mínimo de esterilizações para que estas tenham um real impacto sobre a população animal, mas numa arbitraria dotação orçamentária.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *