Prefeitura de Maricá (RJ) cadastra 40 cadelas para Programa Municipal de Castração

Prefeitura de Maricá (RJ) cadastra 40 cadelas para Programa Municipal de Castração

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal realizou nesta quarta-feira (19/06) a inscrição gratuita de 40 cadelas, por meio do Projeto Municipal de Castração, convênio da prefeitura com a Veterinária Maricá. Já foram beneficiados 40 cães e 100 gatos e gatas. A ação aconteceu na sede da coordenadoria, situada na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 100, no Parque Eldorado.

A procura pelo procedimento foi tão grande que em cerca de 30 minutos acabaram as 40 senhas distribuídas aos interessados. No entanto, para quem não pôde comparecer nesta quarta-feira haverá outro cadastramento, no dia 26/07, para cães e cadelas.

Morador de Jacaroá, Alexandre Faria, de 48 anos, estava na fila aguardando para iniciar o processo de castração de suas cadelas. “Teve uma vez que encontrei o cachorro do vizinho dentro da minha casa. No outro, avistei três cães no meu quintal. Eu cuido dos animais e os vizinhos não cuidam dos seus, do que adianta? Por isso resolvi fazer a castração”, disse o funcionário público.

Ao seu lado, a dona de casa Maria Eliana Ferreira da Costa, de 67 anos, falou sobre seu amor pelos bichinhos. “Estou achando ótimo esse programa da prefeitura porque pelo menos vai tentar amenizar essa situação desses animais abandonados”, afirmou.

O vigilante Alexandre Marinho, de 42 anos, comentou da dificuldade em doar todos os seus animais. “Tenho três fêmeas e um macho. O programa é muito bom porque ajuda a todos nós”, declarou.

De acordo com a coordenadora Milena Costa, na próxima terça-feira (25/06), 20 das 40 cadelas cadastradas vão passar pelo processo de triagem (avaliação clínica e coleta de sangue) para averiguar se o animal está apto a realizar a cirurgia. As outras 20 avaliações acontecerão na quinta-feira (27/06).

“É importante frisarmos que são animais de cinco meses a seis anos e de 3 kg a 20 kg, e preferencialmente pessoas que recebam até dois salários mínimos de renda familiar”, ressaltou Milena. “Se a pessoa trouxer o Cartão Mumbuca, Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) já serve como comprovante de renda”, acrescentou.

Inscrições para castração gratuita de 40 cadelas. – Fotos: Clarildo Menezes

Fonte: Prefeitura de Maricá 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.