Feira de adoções da Prefeitura de Maringá terá cães e gatos, todos vacinados e castrados (Foto: Prefeitura de Maringá)

Prefeitura de Maringá (PR) libera recursos para castrações

A Prefeitura de Maringá anunciou nesta sexta-feira (24/11) a liberação de R$ 390 mil para a realização de 3 mil castrações de cães e gatos por clínicas veterinárias credenciadas. A medida auxilia no trabalho das ONGs de proteção aos animais e ajuda a evitar o aumento populacional de animais de rua.

O diretor do Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Marco Antonio Azevedo, explica que as castrações são destinadas preferencialmente para famílias de baixa renda e a organizações de protetores de animais. Ele também informou que a administração municipal irá adquirir, em breve, um castramóvel.

“Conhecemos a experiência do castramóvel em Campinas que é uma referência para fazer da melhor forma a intensificação das castrações. Também está em fase final a elaboração da licitação para compra de medicamentos, instrumentos cirúrgicos e demais equipamentos para a criação de centro cirúrgico de animais”, afirmou.

A intensificação nas castrações previne doenças do aparelho reprodutivo de machos e fêmeas e pode aumentar a expectativa de vida dos animais. O trabalho passou a fazer parte de uma política municipal de defesa dos animais, o que inclui a fiscalização e autuação em casos de maus-tratos e a realização de feiras de adoção.

Fonte: Maringá Post

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.