Prefeitura de Nova Xavantina (MT) inicia campanha de castração de animais domésticos e orienta população

Prefeitura de Nova Xavantina (MT) inicia campanha de castração de animais domésticos e orienta população

No dia 17 de junho de 2019, o Prefeito Municipal deliberou com a vereadora Meire Pazeto e os voluntários do Projeto Amigo de Quatro de Patas de Nova Xavantina sobre uma das ações do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos.

Na ocasião, o Prefeito aceitou a proposta de implementar o projeto de castração popular voluntária, a partir do mês de setembro. Esse primeiro momento, pretende-se atender 100 animais machos (cães e gatos) através de procedimento cirúrgico acompanhado por médico veterinário, totalmente, gratuito.

A castração é um procedimento cirúrgico seguro, sem riscos ou dores ao animal e a recuperação é rápida.

No caso dos machos, um dos maiores benefícios da castração é a diminuição do territorialismo, ou seja, reduz a demarcação de território com urina e, consequentemente, da agressividade do pet – sem contar que o procedimento também diminui muito os riscos de que ele desenvolva câncer nos testículos ou na próstata.

A castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

Porém, o maior dos benefícios é a reprodução não planejada e o aumento e animais abandonados nas ruas da nossa cidade.
Os interessados em agendar a castração devem procurar a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar para efetuar o cadastro de interesse.

Fonte: NX1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.