Prefeitura de Paraty (RJ) cria canal para denúncias de maus-tratos contra animais domésticos

Prefeitura de Paraty (RJ) cria canal para denúncias de maus-tratos contra animais domésticos

A Prefeitura de Paraty tomou uma medida importante no combate aos maus-tratos a animais domésticos, ao criar um canal específico para denúncias em seu site oficial. Por meio deste canal, as denúncias serão encaminhadas à Ouvidoria Animal, um órgão municipal criado com o propósito de investigar tais casos e tomar as medidas administrativas e legais necessárias, com foco na promoção da guarda responsável e no bem-estar dos animais.

Como parte de uma campanha mais ampla de conscientização sobre o tema, a prefeitura também planeja instalar placas nos bairros, alertando sobre a ilegalidade e crueldade dos maus-tratos aos animais, além de distribuir cartazes em diversos pontos da cidade.

O objetivo principal desse canal é reduzir o sofrimento dos animais e, ao mesmo tempo, promover uma melhoria na qualidade do turismo e na saúde pública do município.

Dentre os exemplos de maus-tratos destacam-se:

  • Abandono;
  • Manter os animais sem abrigo adequado;
  • Negligenciar necessidades básicas como água e alimentação;
  • Praticar atos de tortura;
  • Negar cuidados veterinários quando necessário;
  • Manter os animais presos sem condições de se exercitar.

O canal de denúncia de maus-tratos envolvendo animais pode ser acessado pelo link: https://www.paraty.rj.gov.br/denuncia-maus-tratos.

Fonte: Tribuna Livre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.